Com a autoridade de quem já clicou beldades como Madonna, Gisele Bündchen e Kate Moss, o top fotógrafo Peter Lindbergh falou nesta terça-feira sobre duas das maiores tendências da indústria na qual atua: o uso de Photoshop e a proliferação de selfies nas redes sociais. Em entrevista para a revista alemã “Monopol”, ele disse que a primeira tem a capacidade de “reduzir uma pessoa a nada”, e cabe aos fotógrafos a responsabilidade de liberar seus modelos, principalmente as mulheres, “do terror da juventude e da perfeição”.
Já sobre selfies, Lindbergh foi ainda mais crítico. “Eu acho que tirar um selfie é provavelmente a coisa mais idiota que se pode fazer, e pessoas que tiram selfies com celebridades devem se achar ‘menores’ do que elas”, ele opinou.
Nesta quinta-feira, aliás, o fotógrafo inaugura em Munique, na Alemanha, a mostra “Peter Lindbergh: From Fashion to Reality”, com trabalhos dele desde os anos 1990 até os dias atuais, e várias imagens de bastidores nunca vistas antes. A mostra ficará em cartaz até o dia 27 de agosto na galeria Kunsthalle Munich. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- Entrevista,
- fotógrafo,
- Gisele Bundchen,
- Kate Moss,
- madonna,
- Monopol,
- mostra,
- Munique,
- Peter Lindberg,
- Photoshop,
- revista,
- selfie,