Thomas Troisgros – filho de Claude Troisgros que é chef nos restaurantes do pai e na hamburgueria Reserva TT Burguer, no Rio – acaba de voltar de Roraima, onde participou da Expedição Fartura Gastronômica. Ele viajou com uma equipe de pesquisadores em busca de ingredientes e temperos típicos do extremo norte do país. Durante uma semana, Thomas visitou feiras de comunidades nativas, conheceu frutas exóticas, a pesca do tucunaré, do pirarucu… Glamurama foi conversar com ele sobre a aventura.
* “Me surpreendi com o uso de tantas pimentas e também com o pajuaru ou caxiri, que é a bebida dos índios. Mas minha maior descoberta gastronômica foi o tucupi negro. Eu estava certo de que levava açúcar no preparo e vi que não, e sim apenas uma redução do caldo. Tanto o tucupi negro quando as pimentas têm potencial para entrar no nosso menu. Além da gastronomia, outra coisa que me chamou atenção foi o tipo de vegetação, que parecia um cerrado. Naquela região, eu esperava encontrar mata densa.”
* “As condições nem sempre são fáceis: o clima é bem seco e quente, e andamos bastante em estradas de terra, mas nada muito extremo. Pra mim, o mais legal dessa experiência foi o contato com os índios, o respeito pelos produtos e tradições. Uma historia que me intrigou foi a de uma senhora que fazia panelas de barro: um familiar havia falecido há pouco tempo, portanto ela não podia tocar nas panelas, no barro e em nada relacionado ao trabalho. Achei bem interessante essa reverência ao período de luto.”
- Neste artigo:
- claude troisgros,
- índio,
- roraima,
- thomas troisgros,
- tucupi,