Estreia neste sábado uma das montagens mais aguardadas da Temporada Lírica do Theatro Municipal de São Paulo: a ópera “I Pagliacci”, de Ruggero Leoncavallo, em dobradinha com a “Cavalleria Rusticana”, de Piero Mascagni. A “Cavalleria” foi apresentada no ano passado, junto com a brasileira “Jupyra”, de Antônio Francisco Braga. A montagem é a mesma, mas desta vez acompanhada de sua companheira tradicional. Na regência, o maestro americano Ira Levin, diretor musical do Municipal de 2000 a 2004 e hoje regente do Teatro Colón, de Buenos Aires. Outra novidade desta montagem é a participação do Coro Infantil da Escola Municipal de Música na ópera “I Pagliacci”.
Lançadas com dois anos de diferença (1890 e 1892), as peças fazem parte do movimento verista, que, entre outras coisas, propunha um corte mais realista às histórias contadas na época – orientação que “I Pagliacci” leva bem a sério, uma vez que se inspira na rocambolesca história real de um palhaço que matou sua esposa infiel no palco, durante uma apresentação da trupe.
Quem não conseguiu garantir seu ingresso – todas as apresentações estão esgotadas – pode ter uma ideia do que está por vir no vídeo abaixo e nas fotos dos ensaios. Ridi Pagliaccio!
[galeria]1521921[/galeria]
- Neste artigo:
- Cavalleria Rusticana,
- I Pagliacci,
- Ópera,
- Theatro Municipal de São Paulo,
- verismo,