A Baccarat e a Florense se uniram para armar a segunda edição do Table of Greats, que acontece do dia 10 a 14 de agosto em comemoração aos 130 anos de Tarsila do Amaral. A flagship da Baccarat, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva vai se transformar em um café parisiense durante a Design Weekend, contando um pouco sobre o background da artista pela história do café no país, já que a família de Tarsila era de tradicionais cafeicultores brasileiros. O projeto vai apresentar uma exposição exclusiva com mais de 20 peças que foram de uso pessoal da artista como pincéis, uma fruteira de porcelana e a cadeira do quadro “As Margaridas” de Mario de Andrade, além de cartões postais, cartas e fotos. Também serão expostas gravuras de obras de Tarsila como “Abaporu”, “Anjo” e o “O Pescador”. No dia 12 de agosto, às 16 horas, Tarsilinha Amaral, sobrinha-neta da pintora, passa por lá para falar sobre arte.
A identidade visual do espaço é assinada pelo arquiteto gaúcho Henrique Steyer, com curadoria de Beto Cocenza. Logo na fachada, um autorretrato de Tarsila do Amaral em grandes proporções recebe o público. Para dar forma à ambientação, a Florense monta uma grande cozinha em tons terrosos e, para complementar, todo o piso do interior da loja será revestido com tapetes By Kamy. Também haverá degustação de café pela De’Longhi com baristas especializados.
Vale lembrar que entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 as obras de Tarsila do Amaral no Art Institute of Chicago e no MoMA em Nova York. Viva!
- Neste artigo:
- Baccarat,
- Design Weekend,
- florense,
- Tarsila do Amaral,
- Tarsilinha Amaral,