Publicidade

O feriado da Consciência Negra, nessa quarta-feira, não terminou muito bem para o governado do Rio, Sérgio Cabral. Quem foi até o Circo Voador, muito frequentado por jovens cariocas questionadores, que o diga. Sobrou para o político no show “Somos Todos Amarildo”, que rolou por lá, em homenagem ao ajudante de pedreiro que teria sido torturado e assassinado por policiais da UPP da Rocinha, comunidade carioca. Mas vamos começar do começo: logo na entrada, o público foi presenteado com uma máscara com o rosto da vítima. Viraram todos Amarildo… Literalmente. “Ele foi só mais um. Que bom que deu um barulho… Não adianta UPP com gente despreparada”, nos disse Fernanda Lima, que estava na plateia. Isabela Capeto também é Amarildo. “E quem não é?”, perguntava a estilista.

* “Fui na casa dele no Dia dos Pais com a Paula Lavigne para dar um apoio para a família. Ele acabou virando um mártir entre tantas pessoas que desaparecem”, comentou Fernanda Paes Leme. Oskar Metsavaht também estava no Circo. “Primeiramente, vim pelo show do Caetano Veloso e da Marisa Monte [que se apresentaram na ocasião], mas faço parte desse movimento.” Também passaram por lá Carolina Ferraz, de bermuda e tênis para se jogar no meio do povo, Ernesto Neto, Tunga, Pedro Tourinho, Talytha Pugliesi, Silvia Buarque, Fernanda Rodrigues…

Oskar Metsavaht, Fernanda Lima, Carolina Ferraz, Ernesto Neto, Talytha Pugliesi e Isabela Capeto: por Amarildo

* Caetano abriu os trabalhos. E, logo no começo, cantou “Odeio Você”. Alguém, bem na hora do refrão, gritou “fora Cabral”, frase de ordem de muitos opositores do governador. A partir dali, sempre que repetia “odeio você” na letra – e foram muitas vezes – Caetano abria os braços, balançava a cabeça em sinal de “sim” ou esboçava algum outro gesto encorajando a multidão a refazer o protesto. No final da canção, satisfeito com o resultado e com um sorriso no rosto, ele disse: “Esse é o Rio de Janeiro”. E vieram “Luz de Tieta”, “Desde que o Samba é Samba”, “Abraçaço”…

* Depois chegou Marisa Monte com “Vide Gal [Rio pra Não Chorar]”, “Gentileza”, “Desilusão”, ‘Vilarejo”, “Na Mira” e “A Menina Dança”. Na sequência, o momento dueto. O set list escolhido pelos dois? “Cajuína”, “Lua, Lua, Lua, Lua”, “Oração do Tempo”, “De Noite Na Cama”…  Memorável!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter