Publicidade

O artista britânico Eddie Peake pisa pela primeira vez em solo brasileiro para a abertura de sua exposição “Caustic Community” ( Masks and Mirrors), na White Cube, nesta terça-feira. Conhecido por suas performances e questões que englobam voyeurismo, sexualidade e gênero, aos 32 anos Peake é apontado pela crítica especializada como um dos nomes mais promissores da cena da arte contemporânea britânica, além de ser o artista mais jovem representado pela White Cube.

Glamurama teve um preview da mostra  e demos uma volta com Peake por uma das salas, onde ele falou das obras, revelando sua forma de pensar arte. Sobre o título “Caustic Commmunity”, ele conta: “Muito do meu trabalho é sobre um grupo de pessoas e como eles se relacionam no âmbito familiar, profissional e nas relações românticas”. Mas há um tema que cerca Eddie como artista e como pessoa: a ansiedade.

Ele acredita que os “espaços negativos” em suas obras de espelhos forçam o espectador a se confrontar consigo mesmo, no reflexo. Os textos e palavras escritas surgem como uma forma de “traduzir sentimentos e emoções”, e na série Masks “a mesma ansiedade é refletida em uma linguagem não verbal”. Voltando às palavras: “Tudo que tem sentido sexual é normalmente ligado à figura do corpo. Quis transcender isso, mudando a questão para o texto”. E as frases são ótimas, como “All of us nkd together”, segundo ele fazendo referência a lugares com muitas pessoas em que há uma energia sexual no ar, onde ele diz “vamos parar com a banalidade e ficarmos todos nus”, ou também o “Mastubate Together?” e o “Come Over Everything”, “como uma grande ejaculação”. No final, perguntamos : Você é ansioso? “Não muito. O que estou dizendo? É claro que sou ansioso!”. E fazer arte te ajuda contra a ansiedade? “Na verdade não…”. Bom para a arte!

A exposição abre para o público nesta quarta-feira e fica em cartaz até o dia 08 de fevereiro. Vai lá! White Cube: Rua Agostinho Rodrigues Filho, 550 – São Paulo.

Obras das séries Masks e Mirrors

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter