UOL - O melhor conteúdo
Publicidade
Seis livros perfeitos com paternidade como tema para presentar neste Dia dos Pais || Créditos: Divulgação

A participação dos pais na criação e no cuidado com os filhos têm influência tanto na vida da criança quanto na da mulher e do próprio homem e, portanto, de toda a sociedade. E pensando no dia deles, que está quase aí, que tal comemorar com alguns livros que colocam os homens no papel de cuidadores. Reunimos alguns títulos que atendem a todos os gostos e idades!

“O caderno de receitas do meu pai” (Ed. Bertrand) – Jacky Durand

Por trinta anos, Julien viveu sem saber o porquê de sua mãe, Hélène, ter ido embora, e por que seu pai, Henri, a deixou partir sem dizer uma só palavra e, desde então, se recusa a tocar no nome dela. Agora, às vésperas de se despedir do pai, que sucumbe a uma grave doença, Julien só tem uma coisa em mente: encontrar o caderno de receitas há muito tempo perdido de Henri, que fizeram dele o renomado chef do tradicional restaurante Relais Fleuri. Mas será que os segredos culinários de seu pai finalmente o ajudarão a encontrar as respostas para as perguntas que sempre o acompanharam? Com este romance, o autor oferece o retrato de um homem para quem cozinhar é mais do que um simples trabalho: é o prazer diário de compartilhar e a arte de superar dificuldades. Uma declaração de amor de pai para filho, “O caderno de receitas do meu pai” é uma história de transmissão de legado, onde, em cada página, a escrita do autor dá água na boca.

“Cuide dos pais antes que seja tarde” (Ed. Bertrand) – Fabrício Carpinejar

Neste livro, Carpinejar mergulha em sua própria intimidade ao se lembrar de seus pais. Faz confissões, desabafos sinceros e também aconselha todos aqueles que ainda têm pai e mãe vivos a valorizá-los, tudo isso de maneira poética e verdadeira. A inevitabilidade da morte permeia a obra, com reflexões sobre o que podemos fazer para lidar com ela de modo a torná-la menos dolorosa. O tom de arrependimento também se faz presente, em meio às memórias do autor. Mesmo em meio a temas que emocionam e levam a viajar nas lembranças, a leitura flui levemente, comovendo e transformando ao mesmo tempo. É um convite à reflexão, sobretudo a respeito da vida, da individualidade e da pluralidade de cada membro da família.

“Amor de cabelo” (Ed. Galera Record) – Matthew A. Cherry e Vashti Harrison

Inspirado no filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda. A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe. Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist. Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.

“O reizinho hiperativo” (Ed. BestSeller) – Gustavo Teixeira

Com frequência encontramos crianças que desafiam e se opõem à autoridade de adultos: são agressivas, discutem, não aceitam regras e, geralmente, apresentam um desempenho ruim na escola. É preciso ter muita atenção a esses casos constantes de desobediência, pois eles podem ser mais do que uma fase e se tratar dos transtornos comportamentais que mais atingem crianças e adolescentes: o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno desafiador opositivo. O Dr. Gustavo Teixeira traz em “O reizinho hiperativo” informações e orientações sobre esses dois transtornos comportamentais responsáveis por significativos prejuízos na vida de seus portadores e familiares, além de oferecer dicas práticas no tratamento dessas condições e na prevenção ao bullying e ao uso de drogas, muitas vezes relacionados a esses transtornos.

“Manual do pai solteiro” (BestSeller) – Aggeo Simoes

De inusitada a corriqueira, em pouco tempo, a situação quase cômica de um pai cuidar sozinho dos filhos se tornou algo comum. Com os divórcios cada vez mais recorrentes é usual que homens fiquem com a guarda de seus filhos por, pelo menos, metade da semana. Esse foi o caso de Aggeo Simões, que após o fim de seu casamento se viu na obrigação de reconstruir um lar para si, mas que também servisse para sua filha. Os detalhe dessa aventura e as dicas para quem ainda pode passar por isso compõem “Manual do pai solteiro”, um livro divertido, prático e acolhedor.

“De pai para filho” (BestSeller) – Walter Tierno

Um novo conceito de livro de colorir para o dia dos pais. Uma página é para a criança e outra para o pai No dia a dia corrido, estreitar os laços tem sido cada vez mais difícil. Em meio a um mundo antenado, porém pouco atento ao presente, “De pai para filho” propõe um momento de conexão e de troca de experiências entre pai e filho.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter