Para os amantes dos concertos: a Sala Minas Gerais, a nova casa da Orquestra Filarmônica, vai ser inaugurada para convidados nesta sexta-feira, às 20h30, em Belo Horizonte. O espaço será aberto ao púbico neste sábado, no mesmo horário. Sob regência do maestro Fabio Mechetti, a orquestra dividirá o palco com a soprano Edna D’Oliveira, a mezzo-soprano Edinéia de Oliveira, o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Para o diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, Fabio Mechetti, não existe uma grande orquestra sem uma sala de alto nível acústico: “A sala será a casa da Filarmônica e o centro de irradiação de música sinfônica de alta qualidade para toda a cidade, o estado e o Brasil. Estamos muito animados”.
*
O estudo do projeto durou oito meses e contou com os arquitetos Jô Vasconcellos e Rafael Yanni. Incorporou características das consagradas salas em forma de “caixa de sapatos”, como a Boston Symphony Hall, a Musikverein de Viena e a Sala São Paulo. E também em terraços ou surround, como a Philarmonie, em Berlim, entre outras.
- Neste artigo:
- Belo horizonte,
- Filarmônica de Minas Gerais,
- Minas Gerais,
- Musica,
- Sala Minas Gerais,