Do Cadillac de Barack Obama ao Golf de Mark Zuckerberg, modelo pouco provável para o bilionário que fundou o Facebook, veja os carros usados pela turma que manda
Por Maria Gabriela Lyra para a Revista PODER
O Cadillac One de Barack Obama
Espécie de tanque sobre rodas, com blindagem resistente a explosões e a disparos de bazuca, o Cadillac One, ou “A Fera”, como é conhecido, é uma versão estendida do Cadillac DTS – tradição entre os presidentes norte-americanos. Mas esse modelo específico, avaliado em US$ 1,5 milhão, foi adquirido por Barack Obama em 2009. Com um motor V8 a diesel, as portas receberam blindagem especial e são tão pesadas quanto as de um Boeing 757. Também contam com um mecanismo de trancamento semelhante ao do cofre de um banco. Para pilotar a máquina, os motoristas são intensamente treinados pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) e aprendem como reagir a várias situações que possam colocar o presidente em risco. Até o ar-condicionado do carro é especial e tem um sistema de filtragem para evitar contaminação em caso de ataque com armas químicas ou biológicas.
O Volkswagen Golf GTI de Mark Zuckerberg
Com uma fortuna de mais de US$ 50 bilhões, o fundador do Facebook é atualmente o sexto homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes. Mas Zuckerberg não gosta de ostentar. Em 2014, trocou seu Acura TSX, sedã japonês de cerca de US$ 30 mil, por um Golf GTI Volkswagen. O modelo, que tem preço semelhante e é considerado um automóvel de “classe média”, tem câmbio manual e é usado por Zuckerberg quase todos os dias.
O Volvo 240 GL de Ingvar Kamprad
O sueco Ingvar Kamprad, fundador da Ikea, também é um homem simples: sempre era visto em assentos da classe econômica durante viagens de negócios e almoçando na cantina da empresa ao lado dos funcionários. Mesmo com US$ 39 bilhões no banco, Kamprad tem um Volvo 240 GL de 1993 – avaliado atualmente em US$ 1,5 mil – do qual nunca abriu mão. Hoje, por causa da idade (ele tem 90 anos), não se senta mais no banco do motorista. Mas não se aperta e apela para um ônibus de vez em quando.
O Bentkey Bentayga da rainha Elizabeth 2ª
Atualmente, a rainha Elizabeth 2ª anda a bordo de um Bentayga, um dos modelos mais modernos da Bentley. Equipado com um motor inédito da marca, o W12 de 12 cilindros, o carro vai de zero a 100km/h em cerca de 4 segundos. Os bancos dianteiros têm 22 posições diferentes de ajuste e seis opções de massagem. O Bentayga também vem equipado com um dispositivo eletrônico para visão noturna que usa tecnologia infravermelha para detectar obstáculos. Consta que a rainha foi a primeira compradora do carro quando ele foi lançado ano passado. Os preços variam de US$ 248 mil a US$ 355 mil.
O Porsche 959 Coupé de Bill Gates
Um dos empresários mais conhecidos do mundo já foi até detido na década de 1970 por ultrapassar os limites de velocidade das estradas do Novo México. Até hoje, a paixão de Gates por carros é notória. Ele é um colecionador de Porsches e tem na garagem modelos como o 911 Carrera (US$ 144 mil) e o 959 Coupé (US$ 225 mil). Em 2012, o 911 Turbo de 1979 de sua coleção foi leiloado em Viena por US$ 80 mil.
O Honda Accord de Jeff Bezos
Jeff Bezos, CEO da Amazon, tem uma fortuna estimada de US$ 60 bilhões, mas também faz parte da turma ostentação zero. O carro usado por ele é um Honda Accord, top de linha da montadora japonesa. Acontece que o veículo do empresário é de 1996 e está avaliado em cerca de US$ 4 mil. Muitas vezes, Mackenzie Bezos usa o Accord para deixar os quatro filhos do casal na escola.
O Rolls-Royce Silver Wraith de Getúlio Vargas
Para cerimônias especiais, a Presidência da República do Brasil tem ao seu dispor o Rolls-Royce Silver Wraith 1952. O modelo conversível foi usado pela primeira vez em uma cerimônia pública, em 1953, por Getúlio Vargas em uma comemoração de 1° de maio. Várias histórias sobre a origem do automóvel já estiveram na boca do povo – uma delas diz que o Rolls-Royce teria sido um presente da rainha Elizabeth 2ª. Como isso nunca foi comprovado, o governo deu a versão oficial: o carro foi um presente do empresário Assis Chateaubriand para Getúlio Vargas em 1952.