Henry Krokatsis é um artista inglês acostumado a apresentar trabalhos nos Estados Unidos e na Inglaterra. Suas obras estão em diversas coleções privadas e públicas, entre elas a da New Art Gallery Walsall e a da Government Art Collection, ambas do Reino Unido. Um pouco do seu trabalho poderá ser conferido, a partir desta terça-feira, na Galeria Leme, em São Paulo.
* O artista resgata objetos descartados e materiais arruinados, como madeira, vidro quebrado, espelhos e velas votivas usadas. A partir desses objetos, cria novos contextos e propósitos. A obra central da exposição é uma enorme peça de chão intitulada "1-60, 60 to 1". O título da obra vem de uma expressão em inglês utilizada em apostas. "60/1" mostra as probabilidades em uma aposta. A cada libra apostada em um cavalo, o ganhador leva 60 libras. Enquanto que "1-60" mostra como as peças foram organizadas, em painéis numerados de 1 a 60.
* Também será apresentada uma série de trabalhos construídos com espelhos encontrados. Esses espelhos chanfrados eram característica comum das casas do subúrbio inglês entre os anos 1920 e 1960, porém, o nascimento da decoração moderna os levou para as lojas de itens usados, as junk shops. Os espelhos foram recuperados e meticulosamente cortados para se encaixar. O programa é imperdível.
- Neste artigo:
- arte,
- Henry Krokatsis,