Com o coronavírus aterrorizando a turma por aí, o mundo virtual invadiu de vez nossas vidas. Em uma campanha chamada “Experimente o Egito em casa”, o governo egípcio disponibilizou passeios virtuais por museus e espaços arqueológicos do país. O objetivo é incentivar a quarentena, mostrando que é possível ter contato com os incríveis sítios arqueológicos da antiguidade. O melhor? Além de passeios por museus, dá para mergulhar fundo nas tumbas dos mais importantes faraós do Egito, como a do faraó Ramsés VI, que governou o país entre 1142 e 1135 a.C.
A tumba, chamada KV9, tem 104 metros de extensão e é uma das mais bem preservadas. Nas imagens, é possível ver pinturas e relevos, alguns ainda coloridos, que ressaltam a influência da religiosidade e dos elementos astronômicos. Também há o encontro, cara a cara, com o sarcófago de Ramsés na sala funerária, cercada de inscrições e hieróglifos.
Pelo site dá para conhecer também a tumba de Meresankh III, neta do faraó Quéops, o Museu de Arte Islâmica, a sinagoga Ben Erza, a Mesquita-Madrassa de Sultan Barquq, as tumbas dos irmãos Niankhkhnum e Khnumhotep e muito mais. Um recurso de fita métrica permite que os usuários meçam os espaços. Para fazer essa visita, clique aqui.