A convite do GLMRM, Tacla Beauty bateu um papo com Juliana Pegos, cientista e CEO da Functional Care, para discutir como sua marca une biotecnologia e acolhimento ao cuidado de peles acneicas e sensíveis.
A Functional Care é fruto de uma jornada pessoal e científica. Como você e a Dra. Vanessa Rodrigues combinaram suas expertises para criar uma marca que alia biotecnologia e uma abordagem acolhedora para peles acneicas e sensíveis?
A acne foi uma constante na minha vida, e os tratamentos convencionais trouxeram mais frustrações do que soluções definitivas. Ao decidir estudar a fundo essa condição, sabia que precisava desenvolver algo que realmente atendesse às necessidades não apenas da pele, mas também do bem-estar emocional de quem convive com ela. Unindo a minha expertise em Pesquisa e Desenvolvimento de formulações cosméticas com a expertise da Dra. Vanessa em biotecnologia, desenvolvemos a tecnologia funcional que aplicamos no Sérum Antiacne e Antivermelhidão, que, além de ter eficácia no tratamento da acne, também cuida da pele sensível.
Somando esse conhecimento às minhas vivências na criação de conteúdo, geramos uma rede de apoio que oferece uma experiência de acolhimento que faltava no mercado.
A parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) foi um marco importante para a Functional Care. Como foi ser selecionada entre projetos de alta tecnologia e o que isso representa para uma marca voltada para o cuidado da pele?
Foi uma conquista imensa. A FAPESP é uma instituição extremamente seletiva, que apoia projetos tecnológicos de alto nível. Somos uma empresa liderada exclusivamente por mulheres cientistas, e desenvolver um produto para uma doença crônica com um profundo impacto psicossocial, sendo reconhecida como uma das melhores propostas de inovação tecnológica com um projeto voltado à saúde da pele, é uma grande honra. Esse apoio financeiro nos permitiu transformar sete anos de pesquisa em um produto que realmente traz inovação e ciência ao cuidado diário da pele acneica e sensível. A Functional Care não é apenas uma marca de beleza, mas um exemplo de como a ciência pode transformar vidas.
A Functional Care está na vanguarda da inovação com suas fórmulas funcionais, que contam com um produto onde 82% dos ingredientes possuem comprovada eficácia na pele. Como essa inovação pode transformar o mercado de skin health e quais benefícios ela oferece para quem enfrenta desafios como acne e pele sensível?
Até recentemente, o mercado não oferecia soluções adequadas para quem sofre de acne associada à pele sensível e rosácea. A indústria tradicional, ao pressupor que todos os tipos de pele toleram os mesmos ingredientes, não atendia às necessidades específicas dessas pessoas. A Functional Care identificou essa lacuna e criou uma jornada de cuidados diferenciada, inclusiva e acolhedora, posicionando-se como especialista em cuidados com a pele acneica.
O primeiro produto da marca, o Sérum Antiacne e Antivermelhidão, é indicado para peles acneicas ou propensas à acne, sensíveis e com rosácea. O sérum atua nos principais fatores envolvidos no desenvolvimento da acne, combatendo-a por meio de 3 mecanismos de ação principais:
- Atuação no microbioma da pele com acne: o sérum contém ativos que combatem seletivamente as bactérias envolvidas no desenvolvimento da acne, enquanto fortalecem as cepas de bactérias benéficas para a saúde da pele. Assim, preserva-se o microbioma e a barreira cutânea saudável. Este mecanismo é inovador, uma vez que os ativos antiacne disponíveis no mercado com ação antimicrobiana geralmente não são seletivos, eliminando também as bactérias benéficas.
- Ação anti-inflamatória: com uma combinação sinérgica de ativos potentes, como glabridina, niacinamida, bakuchiol e uma fórmula 82% ativa, o sérum reduz a inflamação e a vermelhidão da acne, diminuindo o número de lesões em 100% e uniformizando o tom da pele.
- Ação seborreguladora: diversos ingredientes na fórmula controlam a oleosidade por meio de mecanismos complementares, prevenindo o aparecimento de novas lesões. Ao mesmo tempo, o sérum respeita e acalma peles com baixa tolerância, sensíveis, reativas e até mesmo com rosácea.
A grande inovação está na abordagem funcional aplicada à formulação. O desenvolvimento visou criar uma composição o mais próxima possível de 100% ativa, garantindo que até os ingredientes com função estrutural, como emulsionantes e aditivos, também apresentem eficácia em pelo menos um dos fatores que afetam a pele acneica e sensível. Essa tecnologia oferece maior eficiência no cuidado das lesões sem a necessidade de ativos queratolíticos (ácidos) em alta concentração, que são comuns em outros produtos do mercado e frequentemente causam sensibilização.
O Sérum Antiacne e Antivermelhidão foi desenvolvido com ingredientes biotecnológicos, veganos e cruelty-free. Saiba mais no Instagram da marca: @functionalcare.br
- Neste artigo:
- corpo e alma,
- Functional Care,
- Juliana Pegos,
- Q&A GLMRM,
- RevistaGLMRM,