As feministas russas do grupo Pussy Riot – Veronika Nikulshina, Olga Kuracheva, Olga Pakhtusova e Pyotr Verzilov – deram o que falar novamente, nesse domingo, ao invadir o campo durante a partida final da Copa do Mundo da Rússia. Vestidas de policiais, elas protestavam contra a corrupção e abuso de direitos humanos no país. Acabaram presas e, nessa terça-feira, foi divulgada a sentença pelo ato cometido: 15 dias de prisão e três anos afastadas de eventos esportivos.
Em meio a todo o burburinho, eis que o grupo apoiado pelo artista Ai Weiwei e pelo músico Charlo XCX aproveitou para divulgar sua nova música “Track about Good Cop”, um pop com raízes no punk que aborda, claro, o posicionamento delas sobre “policiamento opressivo”.
“Romances com poder não são bonitos”, cantam elas, vestidas com uniformes da polícia russa. “Há muita agitação em sua vida sem tirar seu distintivo”, continuam. Enquanto a música rola solta, as ativistas cumprem pena em Simferopolsky, na Rússia, e surfam no sucesso do momento…
- Neste artigo:
- feministas,
- Musica,
- Pussy Riot,