Publicidade
Açúcar: Descubra porque Drauzio Varella abandonou o doce e os benefícios disso
Drauzio Varella alerta sobre a compulsão do açúcar – Reprodução Freepik (@jcomp)

Drauzio Varella revelou, em uma entrevista ao VivaBem, que não se alimentava de açúcar desde 1978. E a justificativa para isso não foi científica. Na real, Varella queria ficar um mês sem se alimentar de doces e nunca mais comeu.

O médico explicou como começou. “Parei de comer doces em 1978. Na época, estava fazendo estágio em um hospital nos Estados Unidos e comia aquelas tortas de creme todos os dias. Comecei a comer uma por dia, depois eram duas. Comecei a sentir azia, em um mês ganhei dois quilos. Quando voltei para o Brasil, falei que ia passar um mês sem comer açúcar. Aí, melhorei”, apontou Drauzio.

Varella ainda relatou o problema da compulsão. “O problema do doce é que ele é compulsivo. Quando você vai a uma churrascaria e come uma picanha, não pede uma segunda. Mas somos capazes de comer dez daqueles doces que são servidos”, explicou ele.

O doutor ainda justifica que o açúcar, rico em calorias, poderia gerar quatro calorias por grama. No entanto, o pâncreas poderá não estar preparado para gerir essa quantidade de glicose, o que criaria a diabetes. Ou seja, haveria um excesso de glicose na circulação e afetaria todo o organismo. “Não é que não pode comer, mas tem de tomar cuidado, não pode comer à vontade”, afirmou Varella.

Benefícios da redução do açúcar

De acordo com a VivaBem, os especialistas afirmam que, caso você for uma pessoa saudável, não será preciso excluir o açúcar da dieta. Todavia, para uma alimentação mais equilibrada, aconselharam a preferência pelos naturalmente disponíveis que as frutas, verduras e alimentos lácteos proporcionam.

Ao limitar o consumo diário de ultraprocessados como chocolate, biscoitos, refrigerante,etc., ou aquela colher extra de açúcar no suco ou no cafezinho, alguns benefícios são observados. Veja abaixo alguns que os cientistas já perceberam:

  • Menor probabilidade de ter enfermidades metabólicas
  • Redução do risco para doenças cardiovasculares
  • Perda de peso sustentável
  • Melhora da saúde bucal
  • A prevenção de doenças

Claro que existem outros fatores que causam as doenças, especialmente as metabólicas, mas o açúcar também se relacionou com alterações no sistema. Hipertensão, diabetes tipo 2 e dislipidemia (colesterol e/ou triglicerídeos altos) se mostraram as principais doenças metabólicas. Com a moderação do consumo, você irá prevenir muitas coisas, como a concentração de gordura no corpo e em órgãos, como o músculo e o fígado.

Além disso, você poderá ter um maior controle do peso, das taxas de colesterol e dos triglicerídeos. Desta forma, você blindará seu organismo de doenças relacionadas, como o AVC e o infarto. Acompanhe a entrevista abaixo:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter