O comentário em rodas bacanas que circulam por Trancoso neste verão são os acessórios e artigos para casa da UXUA Home, etiqueta que nasceu há menos de um ano dentro do UXUA Casa Hotel & Spa, um dos hotéis mais exclusivos do hotspot baiano. Projeto de Wilbert Das, holandês dono do hotel e famoso por seu faro apurado para estética, a marca reúne itens para casa e acessórios feitos manualmente em uma escala mínima – forma de garantir sua exclusividade.
Destaque para as bolsas, almofadas e mantas feitas com tecidos italianos de linho produzidos nos anos 1950 e 1960 “como não se fazem mais hoje em dia”, enfatiza Das. O acabamento é feito no tear industrial, máquina que possibilita mesclar linho com miçangas, algo raro – e lindo – de se ver por aí. As almofadas levam pinturas feitas à mão com pasta de arroz da Amazônia, enquanto os colares levam fios de tucum do Xingu.
A ideia de lançar a UXUA Home surgiu depois de anos colecionando ideias concebidas durante a criação de projetos para seus clientes. O empresário, que trabalhou muitos anos com moda na Itália, desde que chegou ao Brasil se dedica à criação de casas e hotéis. Vira e mexe é contratado para assinar casas de praias como um todo. Por todo, entenda: do projeto ao desenho do tapete, passando pelo paisagismo e chegando aos quadros.
Abaixo, vídeo que mostra o artesão Evandro Campos Nogueira conduzindo a máquina de tear industrial e fotos de nossa visita ao espaço da marca no hotel.
[galeria]4431358[/galeria]
- Neste artigo:
- artesanato,
- bahia,
- DECORACAO,
- Evandro Campos Nogueira,
- Home,
- Hotel,
- Tear,
- Trancoso,
- Uxua,
- Wilbert Das,