Um dos grandes motivos para ir ao cinema assistir “O Animal Cordial”, que entra em cartaz no dia 9 de agosto, é a atuação de Murilo Benício em um papel denso como há tempos não víamos. No suspense de Gabriela Amaral Almeira, o ator interpreta Inácio, dono de um restaurante de classe média em São Paulo, que é invadido no fim do expediente por dois ladrões armados. Um cara pacato, amistoso e cordial, até que precisa agir para defender seu estabelecimento e os clientes.
Sobre a imersão no personagem, Benício falou ao Glamurama durante a pré-estreia, que rolou na noite dessa terça-feira, em São Paulo: “Não tinha um Inácio há um tempo na minha vida, mas o processo não podia ter sido mais simples. Não foi mais difícil do que qualquer outro trabalho, até porque tivemos um trabalho muito legal com Gabriela [Almeida]. Fomos reconstruindo os papéis a cada dia, trabalhando e ensaiando juntos e com muita confiança nela.”
O filme tem classificação indicativa de 18 anos, mas para Murilo Benício, que tem filho adolescente – ele é pai de Antônio Negrini, 21, e Pietro Antonelli Benício, 13 -, isso é questionável. “Vivemos em uma época em que uma criança tem acesso a situações muito mais violentas em casa do que em um cinema. Se tivesse 16 anos, isso ia me deixar muito mais curioso, mas eu não sei qual é a lógica usada para classificar o longa. Claro é um filme que tem sangue, é um suspense, mas aos 16 anos o jovem já pode ter acesso a esse tipo de coisa.”
Em “O Animal Cordial”, Benício destaca a complexidade de cada personagem. “O longa conta uma história profunda e fala muito do ser humano. É quase um espelho deformado de como a sociedade é hoje, principalmente no Brasil. Claro que não foi este o intuito, mas ele se tornou quase uma “notícia do dia”. A gente chegou em um ponto que a violência está começando a ser tratada com banalidade.”
*
Vindo de uma sequência de comédias como “Divórcio”, Benício garantiu que não tem preferência por gênero. “Tenho preferência por projetos que me interessam e ainda não fiz na vida, para estar sempre me exercitando de uma forma diferente.”
*
Em 2019, Murilo Benício retorna ao horário nobre da Globo com a novela “Troia”, de Manuela Dias, que escreverá pela primeira vez para uma trama das 21h. Sobre a história, Murilo disse apenas que confia piamente nos envolvidos, e que José Luiz Villamarim (diretor) ficou de ligar para ele em novembro para passar mais detalhes. O que sabemos é que ele vai interpretar um empresário casado há 20 anos com a personagem de Deborah Bloch e vai se envolver com uma jovem de poucos recursos que será vivida por Alice Wegmann.
- Neste artigo:
- cinema,
- Entrevista,
- murilo benicio,
- O animal cordial,