Com olhar aguçado para o design e forte intuição para os negócios, os empresários do ramo de decoração entregam ao mercado nacional produtos de alta qualidade com DNA brasileiro, mas sem dispensar do radar as principais tendências do mundo. No Top 10 desta semana homenageamos 10 marcas e seus criadores que se destacam por combinar estilo, sofisticação, funcionalidade e sustentabilidade para criar objetos e ambientes únicos.
1 – Tatiana Amorim e Ticiana Villas Boas (+55design)
Tatiana e Ticiana, designer de interiores e jornalista, respectivamente, são sócias fundadoras da +55design, marca brasileira de mobiliário e acessórios de design que se lançou no mercado em 2020. Destaca-se por oferecer produtos exclusivos assinados por uma equipe de 14 designers sob a curadoria de Clarissa Schneider. As escolhas são cuidadosamente validadas pelas sócias fundadoras, que combinam rigor na criação com delicadeza de resultado. A loja conceito fica na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, com espaço projetado pelo Studio Arthur Casas. A marca ampliou sua presença por meio de uma rede de lojas parceiras em várias cidades do Brasil. Tatiana Amorim tem vasta experiência na direção comercial de empresas do setor desde 1998. Sua paixão pelo design brasileiro e a missão de oferecer produtos com significado, origem e funcionalidade formam os pilares da +55design. “O empresário no setor de design deve valorizar a cultura brasileira, mesclando-a com influências globais para criar algo único e sustentável. O futuro do design brasileiro é promissor, com um crescente foco na sustentabilidade e no uso de materiais locais, refletindo a diversidade e criatividade do povo brasileiro”, comenta.
2 – Edson Busin e Thiago Breseghello (Dell Anno Atelier)
A Dell Anno Atelier é uma marca de móveis planejados reconhecida pelo estilo sofisticado e, claro, pelo bom gosto. Seus móveis são produzidos pela Unicasa Móveis, uma das maiores indústrias do país, localizada na Serra Gaúcha. A empresa é a única do segmento de móveis planejados listada na Bolsa de Valores de São Paulo. Adota alta tecnologia, incluindo linha própria de pintura robotizada de laca e produção flexível para atender diferentes especificações. Seus produtos são desenvolvidos por uma equipe de arquitetura e design alinhada com as tendências globais, além de parcerias com estilistas renomados. Patrocina eventos de arquitetura e design, como a MostraBlack e o Design Weekend e tem Edson Busin à frente das áreas criativas de marketing, desenvolvimento de produto, arquitetura e relacionamento da Unicasa. Além disso, ele é sócio-proprietário da loja Dell Anno Atelier. Thiago Breseghello, nosso outro homenageado, assumiu em 2018 o comando da Dell Anno Atelier como sócio-proprietário. “Acreditamos que o papel do empresário da decoração seja buscar e oportunizar, através da marca que representa, as melhores soluções para a casa”, comenta Thiago.
3 – Fábio Berbari e Ricardo Minelli (Érea)
A Érea, fundada em 1998 pelos arquitetos Fábio Berbari e Ricardo Minelli, oferece novas experiências para o mundo do mobiliário contemporâneo de alta qualidade. Combinando conhecimentos em design mobiliário e aeromodelismo, eles desenvolveram um estilo contemporâneo e minimalista com linhas retas, materiais de qualidade e muita atenção aos detalhes. A marca se destaca pela funcionalidade, bom gosto e acabamentos impecáveis em móveis artesanais feitos com materiais nobres. A dupla participa de todo o processo, desde a concepção até a venda ao cliente – todos os móveis da Érea são projetados por Fabio e Ricardo e produzidos na fábrica própria no interior de São Paulo. Mesas, cadeiras, sofás, objetos de decoração e acessórios para casas e escritórios: são mais de 200 opções. “Os empresários do setor de decoração desempenham um papel crucial na representação das tendências nacionais e internacionais, atuando como intermediários entre profissionais e clientes. O mercado de design e decoração tem experimentado um crescimento significativo no Brasil, especialmente após a pandemia, com maior atenção aos detalhes e qualidade dos ambientes domésticos. Embora o parque industrial ainda precise se desenvolver mais para acompanhar a criatividade do setor, há um otimismo em relação ao crescimento da indústria, impulsionado por designers e arquitetos talentosos do Brasil”, opina Fábio.
4 – Lissa Carmona (ETEL)
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Lissa Carmona entrou para a ETEL como CEO e curadora em 1995, após decidir mudar de ramo profissional. Foi atuar ao lado da mãe, Etel Carmona, artesã de design brasileiro e criadora da marca. A paixão de Lissa pela pesquisa da história do design brasileiro levou a marca a novos patamares, trabalhando com grandes arquitetos e designers e reeditando peças clássicas de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e do polonês Jorge Zalszupin. O design da ETEL é como uma joia porque é autoral e produzido de forma artesanal. Além de lançamentos e reedições, a empresa promove ações educativas, publicações e exposições. Lissa também idealizou a Casa Zalszupin em São Paulo, com a proposta de preservar o legado do arquiteto e do designer brasileiro. Com 27 anos de carreira, é considerada embaixadora do design brasileiro no mundo, liderando palestras, exposições e projetos educacionais. Sob sua liderança, a ETEL expandiu sua presença internacional com representantes em mais de dez países e galerias próprias em São Paulo, Milão e Houston.
5 – Arystela Rosa Paz (FAS Iluminação)
A paulistana Arystela estudou Arquitetura e Design de Interiores, mas logo trocou a graduação pelo empreendedorismo. Quando assumiu a FAS Iluminação, mesmo sem falar inglês ou alemão, partiu para a Europa para convencer Ingo Maurer, uma lenda do design luminotécnico, a firmar uma parceria com ela. Em 2010, após um incêndio devastador em sua loja, teve de reconstruir seu negócio. Mas não desistiu e hoje é reconhecida por sua inteligência e pela consistência e elegância discreta de seus produtos no segmento de iluminação. É a única empresária do país com licenciamento das grifes Ingo Maurer, Davide Groppi e Santa & Cole. Casada com Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, sua jornada inspira. “Assim como arquitetos e designers de interiores, operamos como entreposto entre o desejo do cliente e a materialização de um sonho. Design é sobre isso. Para muito além da forma e da função há de existir emoção. Prefiro narrativas menos perecíveis do que ‘tendências’ porque o bom design também é atemporal. Tratamos esses produtos como obras de arte utilitárias. Entramos na casa de alguém e colaboramos com conforto, ergonomia e lifestyle, entregando sempre o nosso melhor”, diz.
6 – Sonia Diniz Bernardini (Firma Casa)
A curadoria e o olhar de Sonia Diniz Bernardini são altamente respeitados no mercado de decoração devido à sua habilidade em antecipar tendências. A Firma Casa, criada em 1994, foi grande apoiadora dos designers Fernando e Humberto Campana desde o início da carreira. A valorização do design original e seus criadores sempre esteve no cerne da filosofia da empresa, que contribuiu significativamente para promover a cultura do design em São Paulo, especialmente em uma época em que era pouco discutida no Brasil e havia escassa informação disponível sobre o assunto. “Nos últimos 30 anos, o mercado de decoração e design no Brasil passou por uma grande transformação, com avanços significativos tanto em termos de designers quanto de fábricas, que se superam constantemente. O meu papel tem sido o de motivar, propor e acompanhar novas ideias, trabalhando em colaboração com designers, arquitetos, decoradores e o público em geral para oferecer design contemporâneo. Há um crescente reconhecimento da riqueza de matérias-primas e tecnologia no Brasil, levando ao fortalecimento do mercado, embora ainda haja espaço para marcas importadas e exclusivas devido à demanda por produtos estrangeiros”, explica.
7 – Camila Nunes Carneiro (Florense)
Advogada por formação, Camila iniciou sua carreira empresarial aos 14 anos ao acompanhar o pai e o avô na implantação das franquias Florense em São Paulo. Sua paixão pelo design e pelo setor moveleiro cresceu ao longo do tempo, levando-a a gerenciar a franquia de Miami por vários anos. Após esse período, voltou ao Brasil para se dedicar às franquias nacionais. Camila lidera atualmente os negócios da família, que se espalham por locais estratégicos como São Paulo, no D&D Shopping e na Rua Gabriel Monteiro da Silva, e em Salvador, na Bahia, onde a Florense possui três lojas. Além de empresária, desempenha o papel de mãe com plena dedicação. Para ela, só é possível ter sucesso acreditando em seu potencial, tendo foco em seu ideal e não tendo medo de fazer acontecer.
8 – André Gurgel e Felipe Bezerra (Estúdio Mula Preta)
O Estúdio Mula Preta, fundado em 2012 por André Gurgel e Felipe Bezerra, é uma marca de design reconhecida pela criatividade, bom humor e irreverência, e tem origem no Nordeste brasileiro. A dupla se destaca pela inovação aliada à autenticidade regional. Nos últimos 13 anos receberam prêmios de prestígio, incluindo o iF Design Award 2023. Suas criações icônicas incluem mesas, cadeiras e poltronas, como a mesa Cambito e a poltrona Modern Nona. O estúdio inaugurou sua primeira flagship na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, oferecendo móveis e peças que refletem brasilidade. Em torno de 20 parceiros vendem seus produtos exclusivos pelo Brasil. “Hoje, o empresário da área de design e decoração nada mais é do que um elo entre o cliente e o arquiteto. Através dos produtos que desenvolvemos, atendemos as demandas dos projetos que estão ligados aos desejos e necessidades de quem está construindo ou redecorando a casa. O nosso papel é trazer inovação, qualidade e design através de uma ampla diversidade de produtos que estejam alinhados com o que há de mais contemporâneo. Nesse sentido, o que podemos destacar de tendência no país é a valorização do design autoral brasileiro, bem como a importância do regionalismo e a tendência da sustentabilidade através de materiais inovadores”, comenta André.
9 – Esther Schattan (Ornare)
Fundada em 1986 por Esther e Murillo Schattan em Pinheiros, São Paulo, a Ornare celebra 37 anos. A marca é reconhecida por produzir armários e móveis de alto padrão para cozinhas, banheiros, home theaters e closets. Uma fábrica em Cotia e a loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, principal endereço de decoração em São Paulo, foram as primeiras aquisições, mas na década de 1990 vieram outros marcos importantes, como a abertura do showroom no D&D Shopping e a participação na Casa Cor. Em 2006 inaugurou seu primeiro showroom em Miami, no Design District. Ao longo dos anos também estabeleceu presença no Texas, em Dallas e no México. A Ornare colaborou com diversos designers de renome, como Ricardo Bello Dias, Patrícia Anastassiadis, Marcelo Rosenbaum, Ruy Ohtake, Guto Índio da Costa, Zanini de Zanine e Carlo Colombo, entre outros. Esther Schattan, mulher à frente deste reconhecido negócio, destaca: “No mercado de decoração, a personalização é fundamental. A moda pode mudar, mas as necessidades evoluem, incluindo espaços multifuncionais, bem-estar e sustentabilidade. Nossa coleção Timeless reflete isso, com móveis duráveis e atemporais.”
10 – Adriana Trussardi e Romeu Trussardi Neto
Adriana e Romeu fundaram a Trousseau em 1991 em Pinheiros, São Paulo, marca que reflete o estilo de vida do casal, que adora receber amigos e família em casa. Ele é empreendedor nato, iniciando sua trajetória profissional com apenas 13 anos. A Trousseau, segundo a dupla, alia conforto e qualidade para criar produtos premium de cama, banho e fragrâncias para casa, entre outros. Durante essas três décadas, a marca posicionou-se no universo do lifestyle apresentando coleções de everywear recheadas de peças confortáveis, pensadas para descomplicar o dia a dia, e um mix completo de essências e acessórios, além de uma linha exclusiva para atender o mundo hoteleiro. Hoje já são mais de 300 hotéis de luxo no Brasil e América do Sul com produtos da grife. Adriana é a diretora-criativa e acompanha de perto todos os processos da empresa e encontra inspiração em viagens pelo mundo, que são compartilhadas com sua equipe de criação. “A empresa não tem nada a ver com minha formação, que é em Pedagogia, mas me apaixonei pela linha têxtil e isso me impulsionou a conhecer tudo sobre o mercado. Acredito que sempre temos o que melhorar, o que crescer, por isso acho importante manter a comunicação aberta com nosso time, que considero uma família. Algumas pessoas estão conosco há mais de uma década”, comemora.
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