Considerado o pai da sinfonia clássica, Joseph Haydn é a principal influência da Austro-Hungarian Haydn Philharmonic Orchestra, que se apresenta pela primeira vez no Brasil nos próximos dias 12 e 13 de maio, na Sala São Paulo. A atração é parte da temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro, uma das mais conceituadas associações culturais do país.
A orquestra, fundada em 1987, vai apresentar peças de Mozart e Schubert, além do próprio Haydn – compositores que fazem parte da “Trindade Vienense”, nome dado ao trio de maior reconhecimento do período clássico.
Formada pela união de músicos da Filarmônica de Viena, e de orquestras húngaras, como a Orquestra Filarmônica Nacional Húngara, por iniciativa do maestro Adam Fischer, a formação, que homenageia o compositor Joseph Haydn, é composta por 30 músicos – um pouco mais do que Haydn costumava ter à sua disposição. A base da orquestra fica na Sala Haydn, no Palácio Eszterházy, na Áustria, onde o compositor foi diretor musical da família real no século 18.
Austro-Hungarian Haydn Philharmonic
Quando: 12 e 13/5, às 21h
Onde: Sala São Paulo – Pça. Júlio Prestes, 16 – São Paulo
Ingressos: Mozarteum Brasileiro tel. (11) 3815-6377 www.mozarteum.org.br
Ingresso Rápido www.ingressorapido.com.br
- Neste artigo:
- clássica,
- Musica,
- Orquestra Austro-Hungarian Haydn Philharmonic,
- Sala São Paulo,