Carioca da gema, a figurinista Adriana Braga Peretzki nasceu no Rocha, mas encontrou seu caminho bem longe do Brasil. Na Alemanha há quase 20 anos, onde estudou Moda na Fachhochschule für angewandte Künste de Hamburgo, ela acaba de dar o maior passo de sua carreira até hoje: assinar o figurino de “Der Ring des Nibelungen” (“O Anel do Nibelungo”), ciclo de quatro óperas épicas de Richard Wagner. O espetáculo será apresentado durante o Bayreuther Festspiele, festival anual de ópera na pequena cidade de Bayreuth com obras de Wagner. O evento é tão disputado que a fila de espera por um ingresso vai de 5 a 10 anos. E esta edição será ainda mais especial, pois comemora 200 anos do nascimento do compositor alemão.
* Adriana foi convidada pelo aclamado Frank Castorf, eleito o melhor diretor alemão de teatro do século. A parceria entre os dois começou 10 anos atrás, quando ela foi assistente de Bert Neumann, um dos mais respeitados figurinistas da Europa, na peça “Die Schneekönigin” (“A Rainha da Neve”), dirigida por Castorf. Pelo visto seu trabalho foi mais que bem feito.
** O Bayreuther Festspiele, vai até 28 de agosto, sob a supervisão rigorosa das bisnetas de Wagner, Eva Wagner-Pasquier e Katharina Wagner.
- Neste artigo:
- Adriana Braga Peretzki,
- Alemanha,
- Bayreuther Festspiele,
- Der Ring des Nibelungen,
- richard wagner,