Para comemorar o 14º aniversário, a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, trará pela primeira vez no Brasil, uma exposição sobre Sandro Botticelli (1445–1510). Com 21 trabalhos do mestre italiano e seus contemporâneos, a mostra “Botticelli e seu tempo na Casa Fiat de Cultura” será aberta ao público no dia 5 de maio. A curadoria é do historiador italiano Alessandro Cecchi, um dos mais importantes estudiosos de Botticelli no mundo, e a exposição apresentará ao público brasileiro o esplendor da Florença renascentista, que abrigava as grandes “botteghe” (estúdios) dos mais importantes artistas da Europa.
A mostra conta com acervos de 11 museus – dentre eles, a Galleria degli Uffizi – e coleções particulares, vindas de cinco cidades italianas: Veneza, Turim, Florença, Milão e Montelupo Fiorentino. A exposição “Botticelli e seu tempo na Casa Fiat de Cultura” pode ser vista até 12 de julho de 2020.
Para Fernão Silveira, presidente do espaço cultural, a iniciativa revela que a instituição permanece, ao longo desses 14 anos, trabalhando em seu grande objetivo: aproximar as pessoas de nomes consagrados da história da arte. “Além das grandes mostras internacionais, buscamos investir em exposições autorais e inovadoras, ligadas à cultura brasileira e à arte contemporânea”, comenta Silveira.
- Neste artigo:
- Botticelli,
- Casa Fiat de Cultura,