Oprah Winfrey vendeu, na semana passada, uma fatia de 20,5% de seu canal de televisão, o OWN, para a Discovery, que já detinha 74,5% da estação. O negócio não envolveu dinheiro e rendeu à apresentadora e empresária cerca de US$ 36,5 milhões (R$ 189,1 milhões) em ações da Discovery Inc., que tem seu papeis negociados na bolsa de valores eletrônica NASDAQ e uma capitalização na casa dos US$ 18,2 bilhões (R$ 94,3 bilhões).
Winfrey lançou o OWN (sigla para Oprah Winfrey Network) em 2011, em uma joint venture com a gigante de mídia. Em 2017, a Discovery já tinha pago a ela US$ 70 milhões (R$ 362,7 milhões) por outros 24,5% do canal, que então teve seu valor de mercado estimado em US$ 285 milhões (R$ 1,48 bilhão). A transação da semana passada, no entanto, reduziu essa cifra em aproximadamente US$ 100 milhões (R$ 518,2 milhões).
A queda tem mais a ver com o desempenho de maneira geral dos canais de TV por assinatura dos Estados Unidos, como é o caso do OWN, nos últimos anos, em consequência do aumento da popularidade da Netflix e afins entre os telespectadores do país. A Discovery, aliás, vai lançar em breve seu próprio serviço de streaming, o Discovery+, no qual terá a própria Winfrey como uma de suas principais estrelas a fim de fisgá-los.
Não custa lembrar que a rainha de todas as mídias já é uma grande player do segmento, tendo assinado há cerca de um ano um contrato multimilionário com a Apple TV+ para a produção e apresentação de programas. Dona de uma fortuna estimada em US$ 2,6 bilhões (R$ 13,5 bilhões), Winfrey ainda é dona de 5% do OWN e fatura cerca de US$ 37 milhões (R$ 191,7 milhões) por ano apenas com suas investidas na telinha. (Por Anderson Antunes)