Publicidade
a
a
Bebel e João Gilberto || Crédito: Instagram

Há 85 anos nascia João Gilberto e a música brasileira nunca mais foi a mesma. Criador da Bossa Nova, o cantor, violonista e compositor de ritmo sincopado e voz macia faz aniversário nesta sexta-feira com uma legião de seguidores. Bebel Gilberto, filha de João com Miúcha, falou com o Glamurama sobre as marcas deixadas por seu pai em sua carreira. “Papai foi e continua a sendo a maior influência que eu já tive. Sempre que estou com ele aprendo algo novo”. A cantora disse ainda que sua música preferida de João é “Valsa (Como são lindos os Youguis) (Bebel)” e explicou o motivo: “É a música que papai fez para mim. Essa música sempre matou a saudade que tinha dele quando não estávamos próximos. Canto essa melodia desde pequena”.

*

Toquinho é outro cantor que não economiza elogios ao amigo. Em sua biografia, escrita pelo seu irmão, João Carlos Pecci, há uma citação do próprio artista que resume a importância de João Gilberto em sua trajetória musical: “Ele (João Gilberto) colocava o violão de uma maneira muito íntima e com um tipo de voz que a gente podia até se imaginar cantando. Eu comecei a aprender (violão) logo depois que saiu o primeiro disco do João. Toda a minha geração toca violão porque João Gilberto tocava, essa é a verdade. Toda a transformação causada pela Bossa Nova, em síntese, mora nas seis cordas do seu violão e na sua maneira genial de interpretar as canções”. Ao Glamurama, Toquinho disse que sua interpretação preferida de João é em “Este seu olhar”, música composta por Tom Jobim.

*

Gil, outro grande admirador de João Gilberto, escolheu como música preferia da “Eu sambo mesmo”. Inclusive Gil gravou essa música em seu CD “Gilbertos Samba”. “Eu também amo João cantando ‘Estate’ pois o italiano cantado com um ligeiro sotaque baiano fica irresistível” disse Gil ao Glamurama.

*

Abaixo, assista a “Valsa – Como são lindos os Youguis/Bebel”, cantarolada por João, “Este seu olhar” e “Eu sambo mesmo” na voz do mestre. (Por Denise Meira do Amaral)


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter