Publicidade
Gisele Bündchen
Reprodução/Instagram

Poucas vezes desde que foi criado, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente – que é celebrado nesta segunda-feira (5) – aconteceu em meio a tantos desmandos e retrocessos em torno do tema. Em seu mandato, finalizado há pouco mais de dois anos, Donald Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, uma das maiores conquistas dos ecologistas nas últimas décadas.

Joe Biden, o atual presidente, tratou de reintegrar os EUA ao movimento de grandes países que assumem compromissos formais pela preservação do planeta assim que assumiu a Casa Branca. Mas a polêmica, é claro, continua rendendo discussões acaloradas e há indícios de que o tema pode ser classificado como um dos maiores calcanhares de Aquiles do primeiro biênio dele na presidência.

No Brasil, algo semelhante vem acontecendo. Fato é que a proteção ao meio-ambiente é prioridade global, uma questão que transcende política, partidos, credos e raças. É o nosso futuro que está em jogo. O futuro do planeta. Inclusive muitos famosos usam seus poderosos nomes para chamar atenção para a causa. É o caso de Gisele Bündchen e Leonardo DiCaprio, entre outros.

A seguir, GLMRM pega carona na data especial e mostra algumas dessas celebs que se dedicam com afinco à causa verde e prometem defendê-la com unhas e dentes, algumas vezes arriscando até mesmo a própria popularidade.

Leonardo DiCaprio

Logo depois da eleição de Trump para a Casa Branca, em 2016, o astro americano chegou a se reunir com o político na Trump Tower, em Nova York, para discutir questões ligadas ao aquecimento global. Leo deixou o encontro satisfeito, mas ele também foi um dos primeiros a criticar Trump tempos depois. E engana-se quem pensa quem o ator é apenas um rostinho bonito tentando salvar o mundo: o vencedor do Oscar por “O Regresso” também é muito bem relacionando em Washington, D.C., principalmente com membros do Partido Democrata, além de ser fundador e presidente da fundação ecológica que leva seu nome, e ferrenho defensor da Amazônia.

Julia Louis-Dreyfus

A estrela de “Seinfeld” é uma das maiores inimigas da indústria do petróleo americana, que por sua vez vive às turras com os defensores da causa verde. Sem assumir posições políticas, ela já criticou publicamente Barack Obama quando ele era presidente dos EUA em questões relacionadas ao meio ambiente e atualmente tem na mira Trump e seus apoiadores. E olha que além de ter participado da série que é considerada a melhor de todos os tempos e que lhe trouxe fama, Julia tem ainda outra carta na manga: ela é membro de uma das famílias mais ricas da Europa e doa milhões de dólares por ano para ações ecológicas.

Pearl Jam

A banda americana faz o que pode para proteger o planeta: Eddie Vedder e companhia acompanham todo o processo de produção e comercialização de seus álbuns e produtos licenciados, e fazem questão de se certificar de que tudo é feito de acordo com regras de proteção ao meio ambiente. Eles também costumam se apresentar de graça em shows beneficentes ligados ao mundo verde e até trabalham com várias ONGs para compensar as emissões de carbono de suas apresentações mundo afora que atraem milhões de fãs todos os anos. Nas redes sociais, Vedder também não poupa críticas aos negacionistas do aquecimento global.

James Cameron

Além de produzir filmes vistos como manifestos verdes – “Avatar”, um dos maiores sucessos da história do cinema, é dele –, Cameron utiliza seu poder em Hollywood para convencer outros famosos a defender o planeta. DiCaprio, aliás, foi uma das conquistas dele. Além disso, o diretor também investe pesado em projetos ecológicos experimentais e é inclusive uma das únicas três pessoas em toda a história que já viajaram de submarino até as profundezas das Fossas das Marianas, no Oceano Pacífico, experiência que transformou em um premiado documentário.

Gisele Bündchen

Reprodução/Instagram

Embaixadora do UNEP, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, a supermodelo usa a fama mundial para atrair atenção para o assunto. Uma de suas maiores empreitadas nos últimos tempos foi a participação em uma série do National Geographic Channel com cenas gravadas no Brasil a fim de alertar o mundo sobre o desmatamento da Amazônia. Nas horas vagas, Gisele também se manifesta nas redes sociais sobre assunto, dá dicas ecológicas e até de culinária “eco-friendly” – sobre a qual, aliás, está escrevendo um livro.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter