Na noite dessa quinta-feira, Gilberto Gil e Caetano Veloso deram o pontapé inicial à turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, que vai percorrer a Europa, Oriente Médio e Brasil, em comemoração aos 50 anos de carreira da dupla. A estreia aconteceu um dia antes do aniversário de 73 anos de Gil, nesta sexta-feira. Direto de Amsterdã, onde aconteceu o primeiro show, o aniversariante falou com exclusividade ao Glamurama sobre sua evolução, sonhos e a revolução da música. A entrevista na íntegra você confere abaixo, nas palavras do próprio. Play para ouvir!
Por Bárbara Tavares
Glamurama: Quais as principais semelhanças e diferenças entre o Gil de 20 e poucos anos e o Gil de agora?
Gilberto Gil: Mais velho, mais vivido, filhos crescidos, netos, bisnetos chegando… É a velhice. Com suas vantagens e desvantagens comparada à juventude, também com suas vantagens e desvantagens. É difícil comparar, a pessoa é a mesma, a gente é sempre a mesma pessoa e nunca é a mesma pessoa, né, a mudança é a constante da vida. Tudo está constantemente mudando, a gente também..
2. Qual a sensação de ter revolucionado a música brasileira e internacional?
Gilberto Gil: Eu não tenho essa sensação não, não tenho a sensação de ter revolucionado nada. Verdade!
3. Você já conquistou praticamente tudo que era possível (prêmios, família linda, fez a diferença em cargos políticos), o que você ainda sonha em fazer?
Gilberto Gil: Ah, não tenho muito não… Viver. Viver é tão simples, mas ao mesmo tempo causa tanta dor. Mas já tenho uma certa saciedade, uma certa sensação de não precisar mais fazer muita coisa… Seguir fazendo o que normalmente se faz todo dia. No meu caso, levantar, acordar, tomar alguma coisa, fazer o que tem que fazer, abrir o computador, ler o jornal, saber dos filhos, da família, dar um beijo na Flor… Pronto! E dormir no fim do dia. Comer pouco, cada vez menos. Hoje mesmo eu fiquei mais de 24 horas sem comer: eu comi ontem de tarde quando cheguei a Amsterdã e só fui comer hoje de noite. Já não sinto mais tanta fome também…
4. Três coisas que ninguém sabe sobre Gilberto Gil
Gilberto Gil: Quem sabe de mim sou eu, aquele abraço! Mas também quem não sabe de mim sou eu, aquele abraço! E tanto faz saber de mim quanto não saber de mim, aquele abraço! São três coisas, rs.
*
Em tempo: Gilberto Gil vai comemorar o aniversário em jantar com Flora Gil, Caetano e equipe, nesta sexta, um dia antes de partirem para Bruxelas. A turnê ainda segue por outros dez países europeus e Israel até agosto, antes de vir para o Brasil. Para conferir as datas, clique aqui.
- Neste artigo:
- “Dois amigos – Um Século de Música”,
- amsterdã,
- Caetano Veloso,
- Flora Gil,
- Gilberto Gil,