Ray Charles foi um dos grandes nomes da música americana, dono de um gênio indomável e de um talento sem questionamento. Misturando o gospel com a sensualidade do blues, ele foi um dos pioneiros na criação do soul. “O único gênio no negócio”, disse uma vez Frank Sinatra sobre Ray Charles, que respondeu apenas: “(O pianista de jazz) Art Tatum, ele era um gênio, e Einstein. Não eu”.
Modéstias à parte, seja cantando blues ou tocando jazz, interpretando uma balada ou uma música country, Ray Charles dominava os acordes com maestria e combinava as emoções cruas do gospel negro com a sofisticação do treinamento clássico: ele sabia tocar piano, sax, flauta, clarinete, trompete e muitos outros instrumentos.
Cego desde os 6 anos, ele venceu a pobreza na infância e, mais tarde, o vício de heroína para se tornar um dos cantores mais duradouros do mundo. Nesta terça, Ray Charles faria aniversário. Morreu em 2004, aos 73 anos , e por isso Glamurama preparou uma playlist especial para homenagear o mestre. Play já! (Por Maria Gabriela Lyra)
Ray Charles- “What’d I Say”
Ray Charles – “Georgia On My Mind”
Ray Charles – “Hit The Road Jack”
Ray Charles- “Unchain My Heart”
Ray Charles – “I Got a Woman”
- Neste artigo:
- aniversario,
- playlist,
- Ray Charles,