Está longe de ser um Lochtegate, mas a capa da edição de agosto da revista americana “Sports Illustrated” com os campeões olímpicos Katie Ledecky, Michael Phelps e Simone Biles causou uma certa polêmica no mundo publicitário. O problema é que na recém-divulgada imagem estampada na capa da publicação, que é lida por 18 milhões de pessoas mensalmente, Phelps aparece vestindo uma calça esportiva da Nike, a maior rival da Under Armour nos Estados Unidos, sendo esta última a patrocinadora oficial do nadador.
A gafe se explica pelo fato de que a Nike é a patrocinadora oficial do time olímpico americano, a quem paga entre US$ 12 milhões (R$ 38,5 milhões) e US$ 15 milhões (R$ 48,1 milhões) por ano, o que obriga os atletas americanos a usarem os produtos da marca em coletivas de imprensa, embora os libere para usar produtos de marcas concorrentes durante competições. Biles, aliás, também é patrocinada pela Under Armour.
De qualquer forma, a Under Armour pode comemorar o fato de que seu principal comercial para a Rio 2016 — “Rule Yourself”, estrelado por Phelps — já é a quinta campanha olímpica mais compartilhada de todos os tempos, e um dos filmes comerciais de maior sucesso desta edição dos Jogos. (Por Anderson Antunes)