Publicidade

SATISFACTION

Com oito anos de atraso, mas a tempo de comemorar os 50 anos da banda inglesa Rolling Stones, no ano que vem, a Cosac Naify acaba de lançar a versão em português do livro “According To The Rolling Stones”, publicado na Inglaterra em 2003.

* Como revela o título da obra, os próprios integrantes do grupo – o cantor Mick Jagger, o guitarrista Keith Richards, o baterista Charlie Watts, e o guitarrista Ron Wood, que se integrou a eles em abril de 1975 – contam sua história com riqueza de detalhes. Os músicos relembram os primeiros passos, numa época em que achavam que a banda não fosse durar mais de dois anos, oferecendo pistas de como foi possível sobreviver por tanto tempo. Em 12 capítulos, dispostos em ordem cronológica, eles contam como aqueles garotos ingleses “branquelos” formataram seu inconfundível estilo, inicialmente influenciado por mestres negros do blues e do rhythm’ n’ blues. Também revelam como sobreviveram às pressões do estrelato, às drogas, a excessos de todos os tipos, tirando das adversidades tanto lições de vida quanto inspiração para suas músicas.

* Entremeados aos capítulos estão ensaios de amigos e colaboradores que conviveram intensamente com eles em diferentes e cruciais momentos, como, por exemplo, o executivo turco-americano Ahmet Ertegun (um dos fundadores da gravadora Atlantic, à qual o grupo se associou em 1971) e o produtor Don Was (responsável por recentes CDs). Além disso, o livro traz relatos de como nasceram seus principais clássicos. O primeiro (e talvez o maior) deles, “Satisfaction”, em 1965, surgiu quase por acaso. O grupo estava em turnê quando foi informado de que aquele rascunho não só entrara como seria o primeiro single do álbum “Out Of Our Heads”.

* A edição ainda reúne mais de 300 imagens, muitas delas raras, entrelaçadas a grandes histórias desse período em que os Rolling Stones estão juntos, sendo esta obra considerada a mais completa já realizada sobre eles. A versão brasileira tem discografia e cronologia atualizadas até o fim de 2010.

A história dos Rolling Stones por eles mesmos

OS MAIS VENDIDOS NA VILA 15 a 22/4

Ficção

1. “O Tempo Entre Costuras”, Maria Duenas (Planeta do Brasil)

2. “Diário da Queda”, Michel Laub (Cia. Das Letras)

3. “Queda de Gigantes”, Ken Follett (Sextante Ficção)

4. “Meio Intelectual, Meio de Esquerda”, Antônio Prata (34 Editora)

5. “Se Eu Fechar os Olhos Agora”, Edney Silvestre (Record)

6. “Jakob Von Gunten – Um Diário”, Robert Walser (Cia. das Letras)

7. “Amor Sem Fim”, Ian Mcewan/ Jorio Dauster (Cia. das Letras)

8. “A Paciência da Aranha”, Andrea Camilleri (Record)

9. “O Médico das Termas”, Arthur Schnitzler (Record)

10. “Apego”, Isabel Fonseca (Cia das Letras)

Não-ficção

1. “Cleópatra – Uma Biografia”, Stacy Schiff (Zahar Editores)

2. “Honra teu Pai”, Gay Talese (Cia das Letras)

3. “Ágape”, Padre Marcelo M. Rossi (Globo)

4. “1808”, Laurentino Gomes (Planeta)

5. “Alex no País dos Números”, Alex Bellos (Cia das Letras)

6. “A Alma Imoral”, Nilton Bonder (Rocco)

7. “1822”, Laurentino Gomes (Nova Fronteira)

8. “Só Garotos”, Patti Smith (Cia das Letras)

9. “50 anos a Mil”, Lobão e Claudio Tognolli (Nova Fronteira)

10. “Churchill”, Paul Johnson (Nova Fronteira)

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter