OCUPAÇÃO
O poeta, ensaísta e tradutor brasileiro Haroldo de Campos (1929-2003) é o homenageado da vez do projeto Ocupação, realizado pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. Junto com Augusto de Campos e Décio Pignatari, Haroldo fundou, em 1952, o Grupo Noigandres, de poesia concretista.
* O evento, que acontece desta quinta-feira, 17, até o dia 10 de abril, vai mostrar o processo criativo do escritor, apresentar instalações – conhecidas e também inéditas – baseadas em sua obra e registrar seu percurso intelectual e artístico. Ainda acontecerá um ciclo de debates na sede do Instituto e na Casa das Rosas.
* A instalação audiovisual H LÁXIA, de Lívio Tragtenberg, na forma de um túnel em caracol, de 11 metros de extensão, por exemplo, permite a imersão na obra de Haroldo e a participação do público, que, no final do trajeto pode gravar depoimentos. Ainda há a “bibliocasa” do poeta, com marginálias, edições especiais de seus livros, fotos, manuscritos, datiloscritos e edições anotadas e com dedicatórias.
* Esta é a nona edição do projeto, que, segundo o Instituto, pretende ser “um espaço pensado para provocar o diálogo entre gerações”: “Objetos expostos ajudam a entender a contribuição de personagens referenciais à construção da identidade brasileira”. Sem dúvida uma iniciativa importante e ambiciosa, mas, com uma proposta, talvez, paradoxal. A pergunta que me vem é: como falar em “identidade brasileira”, numa época de tantas conexões globais e quando o projeto visa justamente olhar para o futuro por meio do diálogo entre gerações?
* De todo jeito, vale a visita pela obra em si de Haroldo de Campos. E aproveito para indicar o livro que ele publicou em 2001, dois anos antes de sua morte: “A Máquina do Mundo Repensada” (Atelie Editorial), que dá nome a uma das salas da mostra. A estrutura do universo é o tema deste espaço, assim como do próprio livro, onde “dialogam” Dante, Camões, Drummond e a física contemporânea.
* O evento é gratuito e acontece de terça a sexta das 9h às 20h, e sábado, domingo e feriado das 11h às 20h.
por Anna Lee
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