Publicidade

SAMPA

A coluna aproveita o aniversário de 457 anos de São Paulo, nesta terça-feira, 25, para fazer uma seleção de livros sobre a cidade.

* “Tensão Calma” (Cosac Naify) – Neste livro, o fotógrafo Arnaldo Pappalardo mostra São Paulo em três séries, cada com uma leitura bem diferenciada da metrópole paulistana. Na primeira, aparecem imagens abstratas, que são, na realidade, closes extremos de fragmentos do asfalto que cobre as ruas da capital. A segunda série de fotos explora a cidade vertical, com prédios no centro da cidade, em imagens noturnas e silenciosas, sem a presença frenética dos transeuntes. Já a terceira apresenta cidadãos, em retratos crus, sem artifícios, que completam este trabalho lírico e inventivo, baseado numa grande exposição realizada por Pappalardo na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008.

 * “Saudades de São Paulo” (Companhia das Letras) – Quando o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, então um jovem professor na USP e fotógrafo nas horas vagas, registrou, entre 1935 e 1937, as imagens de São Paulo que estão neste livro, o cenário era assim: Uma cidade em que o gado convivia com carros e bondes nas ruas; em que construções moderníssimas despontavam no topo de colinas ainda rústicas; em que lençóis caseiros, pendurados nos varais, formavam o primeiro plano para o imponente prédio Martinelli. Sessenta anos depois, por acreditar que uma cidade é “como um texto que, para compreender, é preciso saber ler e analisar”, ele escreveu um depoimento memorável em que revisita essas imagens.

* “Ninguém É Inocente em São Paulo” (Objetiva) – O escritor Ferréz revela neste livro de contos o cotidiano trágico, patético e por vezes cômico da periferia de São Paulo, fazendo uso da linguagem do gueto. O resultado é uma narrativa carregada de realidade, crua e urgente, própria de quem sabe o que é viver à margem da sociedade. 

* “1075 Endereços Curiosos de São Paulo” (Panda Books) – A cidade de São Paulo é famosa por ser um lugar onde se pode comprar objetos e contratar serviços os mais inusitados que se consiga imaginar. E é justamente uma compilação de tudo isso que Marcelo Duarte fez nesta espécie de guia. Quer exemplos? Vamos lá: onde achar um dentista especializado em coelhos ou uma cerzideira para roupas de mergulho, ou ainda onde comprar plantas carnívoras, roupas blindadas, panetones decorados, acessórios para autorama ou camisas-de-força. Mais: onde alugar um boneco de ventríloquo ou onde trocar as molas do colchão, como fazer chover a qualquer hora, onde ter aulas de dominação sexual ou como encomendar um bolo de aniversário com uma loira dentro. 

* “Os Nascimentos de São Paulo” (Ediouro) – O jornalista e escritor Eduardo Bueno reuniu nesta obra artigos em que sete especialistas na história de São Paulo apresentam suas inovadoras visões sobre os eventos que marcaram a gênese da cidade. Entre os temas tratados nestes textos, apresentados originariamente nos seminários “Os Nascimentos de São Paulo”, há sete anos, estão: a sequência de fundações, os aspectos estratégicos e místicos da colina de Piratininga, o sólido legado indígena, a transitoriedade permanente e os aspectos autofágicos da metrópole. No final das contas, o livro possibilita uma compreensão mais plena dos eventos que antecederam e sucederam a clássica missa rezada pelos jesuítas no raiar do dia 25 de janeiro de 1554, no coração de São Paulo.

 Nos seus 457 anos, São Paulo mostrada em diversas perspectivas

AGENDA DA VILA – 24 a 30/1

FRADIQUE

 28/1 – Sexta

– Lançamento: “O Contorno e suas Nuances”, de Fausto Lessa Guimarães. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

LORENA

27/1 – Quinta

– Lançamento: “Santa Art Magazine – 6”. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

*Palestra: “Projeto Hopper”, com Luiz Fuganti. Das 19h30 às 21h30. Auditório.

29/1- Sábado

– Lançamento: “Meio Ambiente Espacial”, de Carla Martins. Das 19h às 22h. Piso térreo.

SHOPPING CIDADE JARDIM

27/1 – Quinta

– Lançamento: “5:00 da Manhã”, de Cibele Dorsa. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

MOEMA

24/1 – Segunda

– Roda de Leitura Compartilhada: Arte de Ouvir e Contar Histórias, com mediação da psicanalista Marcela C. Schild Vieira. Das 18h30 às 20h. Valor: R$ 20.

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter