OS MALDITOS
Está previsto ainda para este primeiro semestre de 2011 o lançamento de um novo selo da editora Companhia das Letras que terá o nome de “Má Companhia” e será dedicado a autores considerados “malditos”.
* A Companhia das Letras está nominando de “malditos”, aqui no Brasil, escritores tais como Marçal de Aquino e Reinaldo Moraes, que terão suas obras, respectivamente, “O Invasor” (Geração Editorial, 2002) e “Tanto Faz” (Azougue, 1981) e “Abacaxi” (L&PM, 1985) (estas duas últimas num único volume) reeditadas para o lançamento do selo.
* Geralmente, diz-se que um autor é “maldito” quando tem suas obras censuradas em sua época e obtém reconhecimento muito tempo depois de sua publicação. A maioria delas, quando descoberta, passa a ser considerada inovadora. O termo “poetas malditos” ganhou maior notoriedade quando, em 1884, o francês Paul Verlaine publicou a obra “Les Poètes Maudits” (Os Poetas Malditos). Rimbaud e Baudelaire são exemplos.
* No caso de Aquino e Moraes, se a Companhia das Letras estiver considerando que suas criações literárias quebraram paradigmas, até dá para entender a aplicação do termo “maldito” em relação a eles, mas, por outro lado, não se pode esquecer que “O Invasor”, transformado em filme por Beto Brant, foi sucesso; e que “Pornopopeia” (Objetiva, 2009), de Moraes, foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Portugal Telecom. Sendo assim, não se pode dizer que Aquino e Moraes são exatamente rejeitados em sua época.
AGENDA DA VILA – 10 a 16/01
SHOPPING CIDADE JARDIM
10/1 – Segunda –
Lançamento do livro: “Forma, Cor e Conteúdo”, de Luiz Fernando Pina de Carvalho. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.
MOEMA
10/1 – Segunda –
Roda de Leitura Compartilhada: Arte de Ouvir e Contar Histórias, com mediação da psicanalista Marcela C. Schild Vieira. Das 18h30 às 20h. Valor: R$ 20.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Companhia das letras,
- Livros da Vila,