O GRANDE DITADOR
É em uma versão condensada que os dois volumes da monumental biografia “Hitler”, publicados originalmente em 1998 e 2000, acabam de chegar ao Brasil pela editora Companhia das Letras, tendo sido o resumo elaborado pelo próprio autor, o inglês Ian Kershaw, e traduzido para o português por Pedro Maia Soares. Neste trabalho cerca de quatrocentas páginas de notas e referências foram eliminadas, mas pode-se dizer que a força da narrativa e da argumentação presente na obra não foi prejudicada.
Kershaw se utilizou não só da farta documentação já conhecida sobre o assunto, mas, principalmente de novas fontes, como o diário de Paul Joseph Goebbels, ministro do Povo e da Propaganda de Adolf Hitler, redescoberto no início da década de 1990, para fazer exercícios contrafactuais, perguntando-se como tudo poderia ter sido diferente se, por exemplo, a elite conservadora alemã tivesse se comportado de outra maneira, ou se as potências ocidentais não tivessem hesitado tanto, ou mesmo se Hitler simplesmente não tivesse tido tanta sorte (sua sobrevivência a vários atentados, por exemplo, se deveu muitas vezes ao acaso).
Com isso, o autor consegue evitar as simplificações de alguns críticos do nazismo e, ao mesmo tempo, contestar as teorias revisionistas que tentam “absolver” Hitler do Holocausto. Ele mostra que, de fato, não existe uma ordem escrita por Hitler para a execução da “solução final para a questão judaica”, mas isso não o isenta da responsabilidade pelo extermínio de milhões de judeus, pois, além de estimular verbalmente essa “aniquilação” (palavra que usava com prodigalidade), ele estava perfeitamente a par do que se passava nos campos de concentração (“Não faço nada que o Führer não saiba”, disse o carrasco-mor Himmler).
Há, certamente, muitas razões para esta biografia “Hitler” ser considerada uma referência fundamental sobre a figura mais sinistra da história do século XX, mas, no fim das contas, ela é também o que toda obra sobre Adolf Hitler sempre foi e será (com mais ou menos eficiência): uma tentativa de explicar o inexplicável: o que fez este homem levar o racismo, o desprezo pela vida humana, a insensatez política e o desvario militar a extremos tais?
E, quando esta pergunta vem à tona, nada melhor do que lembrar o célebre discurso final do filme “O Grande Ditador” (1940), de Charles Chaplin, um pensamento do triunfo da razão sobre o militarismo. Aí segue o último trecho:
“Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!.”
AGENDA DA VILA – 22 a 28/11
FRADIQUE
22/11 – Segunda –
Curso: O Tempo da Existência: Diálogos sobre Cronos. Haverá aula também na quarta, 24, e na sexta, 26. Das 17h às 19h. Valor: R$ 250 (com vale-livro de R$ 25).
25/11 – Quinta –
Lançamento do livro: “Escolas para a República”, de Silvia Ferreira Santos. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.
* Lançamento do livro: “Um Psiquiatra neste Bando de Loucos”, de Paulo Moraes. 18h30 às 21h30. Piso superior.
26/11 – Sexta –
Pocket show: Lançamento do CD “Calmaria”, com Guilherme Ribeiro. Das 19h45 às 20h30.
27/11 – Sábado –
Lançamento do livro: “O Solo Sob os Nossos Pés”, de Deborah de Oliveira. Das 15h às 18h. Piso térreo.
LV LORENA
23/11 – Terça –
Lançamento do livro: “O Mundo dos Cupcakes”, de Carole Crema. Das 19h às 22h. Piso térreo.
24/11 – Quarta –
Lançamento do livro: “Um a Um: Arquitetura de Betty Birger”, de Betty Birger. Das 19h às 22h. Piso térreo.
25/11 – Quinta –
Lançamento do livro: “Carnavais do Brasil”, de Catherine Krulik. Das 19h às 22h. Piso térreo.
26/11 – Sexta –
Lançamento do livro: “Barro, Areia, Óleo de Baleia”, de Leandro Leite Leocádio. Das 19h às 22h. Piso térreo.
* Lançamento do livro: “Filhos de Sarajevo”, de Bruno Marfinati. Das 19h às 22h. Piso superior.
27/11 – Sábado –
Lançamento do livro: “Bergson – A Consciência Criadora Metafísica da Ciência”, de Astrid Sayegh. Das 18h às 21h. Piso térreo. Haverá palestra às 18h, no auditório.
* Pocket show: Lançamento do CD “Em uma Nova Estação”, com Delírios de Ruínas. Das 21h às 21h45.
SHOPPING CIDADE JARDIM
22/11 – Segunda –
Exposição: “Zoo Parade”. Leilão dos 16 bancos customizados por Marcelo Rosenbaum, Isabela Capeto e Adriana Barra, entre outros.
23/11 – Terça –
Exposição: “Conversa e Companhia”, de Biah Sampaio. Até 7/12.
24/11 – Quarta –
Lançamento do livro: “A Juventude Além do Tempo”, de Edith Horibe e Kose Horibe. Das 18h30 às 21h30. Piso lounge.
26/11 – Sexta –
Sarau de Inverno: Chega de Inverno, com alunos da Oficina de Musica Sonia Silva tocando MPB, Pop, Rock e composições próprias. Gravação ao vivo. Das 20h às 21h.
27/11 – Sábado –
Sarau de Inverno: Finalmente Primavera, com crianças e adolescentes da Oficina de Musica Sonia Silva tocando e cantando repertório variado. Das 11h às 12h30.
* Sarau de Inverno: Férias de Verão, com crianças e adolescentes da Oficina de Musica Sonia Silva tocando e cantando repertório variado. Das 13h às 14h30.
MOEMA
27/11 – Sábado –
Lançamento do livro: “Papirus Indianos”, de Karen Czech. Das 15h às 18h. Piso térreo.
VILA DA CRIANÇA
FRADIQUE
27/11 – Sábado –
Pocket show infantil: “Canções de Ninar”, com Quarteto In4. Das 16h às 17h.
LORENA
27/11 – Sábado –
Contação de histórias: “Rita Pri, A Minhoquinha Roqueira”, “Tato, Cores e Formas” e “O Sumiço dos Pires”, com Gabriella Lois. Das 16h às 17h. 28/11 – Domingo – Lançamento do livro: “A Diversão dos Mortos”, de Fabio Farah. Das 15h às 18h.
por Anna Lee
- Neste artigo:
- AGENDA DA VILA,
- Anna Lee,
- Hitler,