GUIA
Não faltam no mercado editorial obras que trazem listas como “Os 100 melhores romances da literatura universal”, ou “Os 100 livros recomendados”, ou ainda “Os 50 livros imprescindíveis”. Isto para falar de literatura, pois há listas semelhantes em relação ao cinema, à música, à enologia, à gastronomia e a outras áreas em que cabem classificações hierárquicas de seus produtos. O fato é que, no fim das contas, essas listas são apenas uma questão de gosto e circunstância, por mais que os responsáveis pelas escolhas sejam especialistas credenciados para tal.
“1001 Livros para Ler Antes de Morrer”, cuja edição brasileira acaba de sair pela editora Sextante, não é muito diferente disso. Editada por Peter Boxall, professor de literatura inglesa na Universidade de Sussex, que já publicou muitos trabalhos sobre a ficção e o teatro do século XX, esta obra traz resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais e pretende guiar o leitor pela história da literatura mundial, mas está muito longe de ser definitiva.
A prova disto é que há diferenças relevantes entre a edição portuguesa, lançada há três anos, e a brasileira. Algumas delas imperdoáveis. Como, por exemplo, “A Metamorfose”, de Franz Kafka, fundamental por formalizar e abrigar leituras das angústias do homem moderno, que “desapareceu” da publicação mais recente.
Por outro lado, foram incluídos na edição brasileira títulos de autores nacionais, como “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “O Quinze”, de Raquel de Queiroz; e “O Romance da Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna; além de “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, e “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza, entre outros.
Independentemente das escolhas de Peter Boxall serem consideradas acertadas por um leitor e erradas por outro, pode-se dizer que “1001 Livros para Ler Antes de Morrer” é um bom guia de leitura.
AGENDA DA VILA – 1 a 7/10
FRADIQUE
5/11 – Sexta –
Lançamento do livro: “Radiografia de um Filme: São Paulo Sociedade Anônima – Luiz Sérgio Person”, de Ninho Moraes. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.
6/11 – Sábado –
Lançamento do livro: “Barbudos, Sujos e Fatigados”, de César Campiani Maximiano. Das 15h às 18h. Piso superior.
*Curso: Oficina Psique, com Caroline Domene, Isabella Lumare, Bettina Schaefer. Das 11h às 13h. Valor: R$ 60.
LV LORENA
3/11 – Quarta –
Lançamento do livro: “Reivindicando a Criação Usurpada”, Lelio Denicoli Schmidt, Elisabeth Kasznar Fekete, Leticia Provedel e Marissol Gómez Rodrigues. Das 19h às 22h. Piso superior.
5/11 – Sexta –
Debate: “Bussunda, a Vida do Casseta”, de Guilherme Fiuza. Das 19h30 às 22h. Debate com Claudio Manoel (Casseta & Planeta), Marcelo Tas (CQC) e Guilherme Fiuza, mediado pela apresentadora Maria Paula. O autor fará sessão de autógrafos às 21h.
6/11 – Sábado –
Lançamento do livro: “É Tudo Cinema: 15 Anos de É Tudo Verdade”, Amir Labaki. Das 11h às 14h. Piso superior.
por Anna Lee
- Neste artigo:
- Livraria da Vila,