Publicidade

ENTRE A FICÇÃO E O REAL

Afonso Henriques de Lima Barreto, o escritor Lima Barreto (1881-1922), foi uma espécie de Dom Quixote desvairado da Belle Époque carioca, no início do século XX, tempo em que o Rio de Janeiro quis se transformar numa Paris tropical.

Mulato, pobre, órfão de mãe aos 6 anos, filho de pai doente metal, se tornou alcoólatra muito cedo. Do subúrbio onde morava, na Estrada Real de Santa Cruz, fazia resistência ao processo de banalização e neutralização da força cultural na literatura, que se dava nessa época. Seus livros, a despeito da qualidade literária, nunca foram bem recebidos pela crítica, e só ganharam a atenção que sempre mereceram muito depois de sua morte.

Somada à bebida, a marginalização que Lima Barreto sofreu por não se encaixar nos padrões burgueses e literários da sociedade carioca de seu tempo o levou a duas internações no Hospício Nacional dos Alienados, no Rio de Janeiro.

E é justamente dessa experiência que tratam dois de seus livros: “Diário do Hospício” e “O Cemitério dos Vivos”, que a editora Cosac Naify acaba de reunir num único volume.

“Diário do Hospício” é um documento sobre da internação de Lima Barreto, entre o natal de 1919 e fevereiro de 1920. Já “O Cemitério dos Vivos” trata ficcionalmente, a experiência da loucura, narrada no primeiro livro.

Esta nova edição, com organização e notas de Augusto Massi e Murilo Marcondes de Moura, conta com um prefácio do crítico Alfredo Bosi e um conjunto inédito de informações que entrelaça diferentes disciplinas: crítica literária, história e psiquiatria. Além disso, a pesquisa iconográfica e a reprodução de crônicas de escritores como Machado de Assis, Raul Pompéia e Olavo Bilac, permitem que o drama pessoal do escritor ressurja num quadro histórico mais amplo em torno do hospício e da capital da República, na virada do século XIX para o século XX.

Lima Barreto conta a experiência da loucura em forma de depoimento e ficção

AGENDA DA VILA – 20 a 26/9

FRADIQUE

20/9 – Segunda –

Lançamento: “Revista Imaginário”, de Vários autores. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo.

21/9 – Terça –

Lançamento do livro: “Redes Sociais, Segregação e Pobreza”, de Eduardo. Marques. Das 18h30 às 21h30. Piso superior.

23/9 – Quinta –

Lançamento do livro: “Rios e Cidades”, de Maria Cecília Barbieri Gorski. Das 18h30 às 21h30. Piso térreo. LV LORENA

20/9 – Segunda – Lançamento do livro: “Com a Palavra, o Autor”, de Francisco Azevedo de Arruda Sampaio & Aloma Fernandes Carvalho. Das 19h às 22h. Piso térreo.

21/9 – Terça – Lançamento do livro: “Educação Profissional & Práticas de Avaliação”, de Jurandir Santos. Das 19h às 22h. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Direito Administrativo Democrático”, de Gustavo Justino de Oliveira. Das 19h às 22h. Piso superior.

SHOPPING CIDADE JARDIM

25/9 – Sábado –

Lançamento do livro: “Mil-folhas”, de Lucrecia Zappi. Das 15h às 18h.

MOEMA

20/9 – Segunda-feira – Rodas de Leitura Compartilhada: Arte de Ouvir e Contar Histórias, com mediação da psicanalista Marcela C. Schild Vieira. Às segundas, das 18h30 às 20h. Valor: R$ 20 por encontro.

por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter