Publicidade

FOLIA LITERÁRIA

No domingo de Carnaval a literatura vai invadir a Marquês de Sapucaí, durante os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. Logo a primeira agremiação a entrar na passarela do samba, a União da Ilha, apresenta o enredo “Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis”, tendo como inspiração o famoso personagem de Miguel de Cervantes (1547-1616), autor do clássico “Dom Quixote de La Mancha”.

Em 1605, há mais de 400 anos, foi comercializada a primeira edição de “Dom Quixote de La Mancha”, que marcou o início do romance moderno e o nascimento do “mito quixotesco”.

* De tanto ler histórias de cavaleiros medievais, um ingênuo fidalgo espanhol confunde fantasia e realidade e passa a acreditar que também é um cavaleiro. Ele parte em busca de aventuras, com o objetivo de combater as injustiças do mundo, e, para isso, recorre a uma armadura enferrujada que fora de seu bisavô, confecciona uma viseira de papelão, monta em seu decrépito cavalo Rocinante e se auto-intitula Dom Quixote de La Mancha. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama a quem honrar, então, elege uma lavradora que só conhece de vista e a chama de Dulcinéia. Mais tarde, junta-se a ele Sancho Pança: um lavrador, também ingênuo, mas interesseiro e com uma visão prática das coisas. Ele aceita seguir o fidalgo pela promessa de uma ilha para governar, e assume a função de seu fiel escudeiro.

* Durante suas viagens, Dom Quixote enfrenta situações que imagina serem perigosas, mas que, na verdade, são ridículas: ele confunde moinhos de vento com gigantes, rebanhos de carneiros com exército inimigo, ajuda criminosos a fugirem, pensando estar libertando escravos. No final de todas essas situações, sobram-lhe enganos e surras. Ele torna-se o “cavaleiro da triste figura”.

*  “Dom Quixote de La Mancha” está publicado por várias editoras, escolhi duas edições que considero primorosas para indicar aqui: a da Planeta, com ilustrações de Salvador Dalí, e a da Nova Aguilar, com desenhos de Gustavo Doré e uma seleção das mais importantes notas dos principais comentadores do Quixote, Clemencín, García Soriano, Menédez y Pelayo, Pellicer, Rodríguez Marin, entre outros.

Os sonhos impossíveis de Dom Quixote estarão na passarela do samba

JÁ O SALGUEIRO…

… que é a quinta escola a desfilar na Sapucaí, no domingo de Carnaval, pretende, com o enredo “Histórias sem fim”, contar a história do livro, a partir da criação da prensa de Gutenberg.

* O desfile vai falar de obras populares de ficção-científica e fantasia como “Eu, Robô”, de Isaac Asimov, “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, e da série “Harry Porter”, de J.K. Rowling.

Obra de Monteiro vai ser mostrada na Marquês de Sapucaí

 

OS MAIS VENDIDOS NA VILA 22 a 29/01 Ficção

1. “O Símbolo Perdido”, Dan Brown (Sextante)

2. “A Elegância do Ouriço”, Muriel Barbery (Cia. das Letras)

3. “Eclipse”, Stephenie Meyer (Intrinseca)

4. “Box Carlos Drummond de Andrade” (Best Seller)

5. “Talvez uma Historia de Amor”, Martin Page (Rocco)

6. “Força Estranha”, Nelson Motta (Suma Letras)

7. “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, Stieg Larsson (Cia. das Letras)

8. “Quinta Avenida nº 1”, Candace Bushnell (Record)

9. “Céu de Origamis”, Luiz Alfredo Garcia Roza (Cia. das Letras)

10. “Caixa Millennium – A Trilogia”, Stieg Larsson (Cia. das Letras)

Não-ficção

1. “Um Certo Verão na Sicília”, Marlena de Blasi (Objetiva)

2. “Ayrton Senna – Uma Lenda a Toda Velocidade: Uma Jornada Interativa”, Christopher Hilton (Global)

3. “De Malas Prontas”, Danuza Leão (Cia. Das Letras)

4. “As 100 +”, Nina Garcia (Best Seller)

5. “Taschen’s Paris – Hotels, Restaurants & Shops”, Angelika Taschen (Taschen)

6. “Julie e Julia”, Julie Powell (Record)

7. “As Vidas dos Artistas” Calvin Tomkins (Bei Comunicações)

8. “Diários de Bicicleta”, David Byrne (Amarilys)

9. “100 Wonders of the World” (Parragon)

10. “Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado”, Ana Beatriz Barbosa Silva (Fontanar)

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter