TRILOGIA
Os livros “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar”, do jornalista e escritor sueco Stieg Larsson (1954-2004), com mais de 20 milhões de exemplares vendidos no mundo e críticas entusiasmadas, formam a trilogia Millennium e acabam de ser reunidos numa caixa luxuosa pela Companhia das Letras.
Larsson, que morreu subitamente em 2004, aos cinquenta anos, sem ver o sucesso de sua obra, segue as regras clássicas dos melhores thrillers em seus livros, gerando suspense do começo ao fim ao tratar de temas da vida contemporânea como o universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro, a invasão de privacidade, a violência sexual contra as mulheres e os movimentos neofascistas.
LIVRO DOS LIVROS
No início do próximo ano, a Oxford University Press vai publicar o “book of books”, editado por Michael Suarez, professor e diretor da Rare Book School da Universidade da Virgínia, e Woudhuysen Henry, professor de inglês na University College de Londres. A obra pretende ser a mais completa referência sobre a história do livro desde os tempos antigos até os dias atuais e é formada por dois volumes, com 51 ensaios e 5.160 entradas de A-Z escritas por cerca de 400 acadêmicos de todo o mundo. Os temas abordados incluem ainda história da imprensa, teoria e prática editorial, críticas, bibliotecas e livro eletrônico.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Anna Lee,
- Oxford University Press,
- Stieg Larsson,