JORNADA
A 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que havia sido adiada em agosto, começa na segunda-feira, 26, e vai até sexta-feira, 30, com o tema “Arte e tecnologia: novas interfaces”, que pretende discutir os rumos da literatura, do teatro, da pintura, da música, da dança, da escultura, da arquitetura, da fotografia e do cinema no mundo globalizado onde os avanços tecnológicos são cada vez maiores e acessíveis, focando a relação entre autor, leitor e espectador. Estarão presentes autores como o mexicano Guillermo Arriaga que escreveu os romances “O búfalo da noite” e “Esquadrão guilhotina”, o livro de contos“Retorno 201” e foi roteirista dos filmes “Amores Brutos”, “21 Gramas” e “Babel”, pelo qual concorreu ao Oscar de melhor roteiro original em 2007; Fernando Bonassi, autor de “Subúrbio”, “Passaporte”, “Prova contrária”; e Ignácio de Loyola Brandão, que publicou, entre outros, “Bebel que a cidade comeu”, “Zero”, “Não verás país nenhum” e “O segredo da nuvem”.
LEMBREI DE VOCÊ
O escritor Luiz Ruffato participa na segunda-feira, 26, do projeto “Autores & Idéias”, na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim, às 19h30.
Ruffato vai falar de seu mais recente livro “Estive em Lisboa e lembrei de você”, que, na primeira parte da história, mostra o personagem-narrador, Serginho, chafurdando nas pequenezas da vida interiorana mineira, entre as quais se inclui um malfadado casamento com uma moça de “ideia fraca” na sequência de uma gravidez indesejada. A partir daí a vida de Serginho desanda sem apelação: casamento, emprego e a própria vontade de viver entram em colapso. Até que surge a panaceia redentora: Portugal. Lá, corre a lenda, é possível um trabalhador impetuoso recomeçar a vida e fazer um belo pé de meia para retornar à terra natal. E é assim que Serginho deixa à sua Cataguases. Em Portugal, o passar dos anos será demarcado com extrema habilidade e sutileza pelo afloramento de uma plêiade de idiomatismos lusos na prosa interiorana de Serginho, revelando a mão segura e inventiva de Ruffato.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Livraria da Vila,