ROUPA NOVA
A editora Penguin UK resolveu dar um novo visual, chique e fashion, para as capas de clássicos da literatura universal, como forma de atrair leitores jovens. A tarefa foi dada ao ilustrador cubano Ruben Toledo (também pintor, escultor, cronista, crítico e marido de Isabel Toledo, uma das estilistas preferidas de Michelle Obama), que já fez ilustrações de moda para revistas especializadas como “Harper’s Bazaar” e “Visionaire”, e jornais como “The New York Times”.
* Por enquanto, os livros escolhidos foram “The Scarlet Letter”, de Nathaniel Hawthorne, publicado originalmente em 1850; “Orgulho e Preconceito” (“Pride and Prejudice”), de Jane Austen, editado pela primeira vez em 1813; e “O Morro dos Ventos Uivantes” (“Wuthering Heights”), de Emily Brontë, lançado em 1847.
O resultado do trabalho de Toledo, cujo estilo de criar tem forte influência surrealista, poderá ser conferido a partir de setembro em livrarias do Reino Unido e dos Estados Unidos, ou encomendado no site da editora]
CUIDE-SE E PARTICPE
A fotógrafa e artista plástica francesa Sophie Calle que transformou a carta do escritor Grégoire Bouillier, na qual rompia o namoro com ela, em motivo da exposição “Prenez Soin de Vous” – que no Brasil recebeu o nome de “Cuide de Você” e está no SESC Pompéia até 7 de setembro, e de 22 de setembro a 22 de novembro, no Museu de Arte Moderna na Bahia – ganhou fama por transformar suas experiências pessoais em arte. Agora, Sophie convida o público a fazer o mesmo que ela. Explico. Quem acessar o site e enviar uma foto, um vídeo ou um texto que represente o que sentiu ao visitar a exposição poderá ter o trabalho selecionado para integrar a pós-exposição sobre “Cuide de Você”, que acontecerá também no MAM da Bahia. Todo o material enviado será analisado por uma curadoria que vai escolher vinte trabalhos. A mostra “Prenez Soin de Vous”, que foi exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza, em 2007, e, a seguir, na França, no Canadá e nos Estados Unidos, deu origem ao livro homônimo, ainda não traduzido no Brasil.
“Histórias Reais”, lançado durante a Flip 2009, é, por enquanto, o único livro de Sophie Calle traduzido para o português. Nele, ele relata experiências autobiográficas, deixando por conta da imaginação do leitor deduzir o que é verdade e o que é invenção. Pode-se dizer que o livro é interessante, mas Sophie Calle não deixa que ninguém esqueça que ela é fotógrafa e artista plástica, e não escritora.
O MUNDO DE LEONARDO
O Hollywood Repórter anunciou que o ator Leonardo DiCaprio e o diretor Ridley Scott – de “Hannibal”, “Thelma e Louise” e “Blade Runner – O Caçador de Andróides”, entre outros – estão trabalhando numa adaptação para o cinema da obra “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. A princípio, os dois seriam apenas produtores, mas pode ser que assumam também a função de ator e diretor, respectivamente.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Sophie Calle,