MEMÓRIA DO MUNDO
“O Diário de Anne Frank” acaba de ser incluído na lista do programa “Memory of the World” (Memória do Mundo) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A meta desse programa é registrar em mídia digital testemunhos-chave da memória da humanidade e torná-los acessíveis por meio da internet. Esse livro, segundo a UNESCO, um dos 10 mais vendidos em todo o mundo, retrata o drama da adolescente judia Anne Frank durante ocupação nazista na Holanda, na Segunda Guerra Mundial. A menina registra – num diário que ganhou de presente em 12 de junho de 1942, quando completou 13 anos – o cotidiano de sua família que se escondeu durante dois anos da perseguição nazista até serem denunciados e deportados e o impacto que isso teve sobre eles.
* Há uma edição (da Editora Record) traduzida em português que traz na íntegra o diário, com todos os trechos que o pai de Anne Frank cortou para a primeira publicação em 1947, já tão conhecida e lida. Vale reler, sobretudo, para observar que, mesmo num contexto tenebroso de guerra, a menina passou por problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer lugar e tempo. Pode-se acompanhar o desabrochar da sexualidade de Anne e a relação atribulada que ela tinha com a mãe, e ainda constatar sua admiração sem reservas pelo pai.
MAIS MEMÓRIA
Além do "Diário de Anne Frank" foram adicionados à lista da UNESCO mais 34 itens incluindo os chamados “Arquivos do Terror” sobre a repressão policial durante a ditadura de Alfredo Stroessner no Paraguai; A Magna Carta, a pedra angular da Constituição britânica, de 1215; e a “Canção dos Nibelungos”, um poema épico da literatura medieval alemã que inspirou artistas durante séculos – entre os quais o compositor Richard Wagner e o cineasta Fritz Lang. O “Memory of the World” contém, agora, 193 arquivos.
COLETIVIDADE
Três amigos, que formam o grupo Coletivo Centro, jogaram no Twitter, na terça-feira, 28, o twiterbook (com apenas um T) – http://twitter.com/twiterbook – que pretende produzir um livro feito a “muitas mãos” no miniblog. A idéia é que cada participante escreva um tweet de 140 caracteres, dando sequência ao tweet anterior e levando a história adiante. Os autores da iniciativa preferem se manter anônimos para que a autoria seja, de fato, coletiva, mas são eles que avaliam as colaborações e escolhem a sequência que entrará no ar. O grupo pensa em imprimir o livro quando acharem que a história está concluída.
DATA
Foi definida a nova data da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS): será de 26 a 30 de outubro.
Por Anna Lee
- Neste artigo:
- Anne Frank,