A Osesp e o Masp fecharam uma parceria inédita para aproximar a música clássica e as artes plásticas: o Osesp Masp. O projeto traz uma série de nove programas, realizados ao longo deste ano no auditório do Masp, no qual as instituições vão criar conexões entre composições clássicas consagradas e obras de arte do museu. No repertório da Osesp, músicas de câmara e coral servem de inspiração para a escolha de pinturas do Acervo Masp, e vice-versa.
O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. A curadoria fica por conta dos diretores artísticos Adriano Pedrosa, do Masp, e Arthur Nestrovski, da Osesp. As apresentações acontecem sempre às terças-feiras, às 19h30, e serão introduzidas pelo maestro, pianista e professor da Osesp, Leandro Oliveira, e Eugênia Gorini Esmeraldo, historiadora de arte e museóloga do Masp.
*
Em sua coleção, o Masp possui mais de 500 anos de história da arte, despertando inúmeras possibilidades de conexões com a música clássica. Por exemplo: as peças religiosas de Bach e Rheinberger dialogam com a pintura renascentista “São Jerônimo Penitente no Deserto”, de Andrea Mantegna, o classicismo de Mozart com a tela “Angélica Acorrentada”, do francês Jean-Auguste-Dominique Ingres, e o impressionismo de Ravel relacionado com Edgar Degas, em “Quatro Bailarinas em Cena”.
[galeria]2426891[/galeria]
Osesp Masp 2015
Quando: terças-feiras diversas, das 19h30 às 21h
Onde: Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp – avenida Paulista, 1578, 1º subsolo
Ingresso: R$100 cada apresentação
À venda no site Ingresse e na bilheteria do Masp