Depois de “Arte do Brasil no século 19”, o Masp abre nesta sexta-feira a exposição “Arte do Brasil no Século 20”, com obras dos mais reconhecidos pintores do modernismo brasileiro. A mostra faz parte do projeto de reestruturação do museu, idealizado por seu novo diretor artístico, Adriano Pedrosa, que pretende levar o Masp de volta às origens – quando as obras eram expostas em cavaletes de vidro, e não em paredes, como idealizado por Lina Bo Bardi.
Trabalhos de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lina Bo Bardi, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Cândido Portinari e Lasar Segall, só para citar alguns nomes, estarão agrupados por ordem cronológica em painéis suspensos. A curadoria é de Pedrosa, Fernando Oliva e Luiza Proença.
*
Em tempo: os cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi para a sede do Masp nos anos 60 foram aposentados nos anos 90, mas substituíram por muitos anos as paredes convencionais do espaço, como mostra a imagem abaixo. Ao tirar paredes e usar painéis suspensos a exposição “Arte do Brasil no Século 20” inicia a transformação que trará de volta os cavaletes, previstos para o segundo semestre deste ano.
*
Com catálogo em formato de caixa de cartões postais, a exposição ainda exibe um recorte da Coleção Pirelli Masp de Fotografia, com cliques de Arthur Omar, Cláudia Andujar, George Leary Love, Geraldo de Barros, German Lorca, Marcel Gautherot e Thomas Farkas. Confira algumas imagens abaixo.
[galeria]2522291[/galeria]
Arte do Brasil no Século 20
Quando: 10 de abril a 28 de junho de 2015
Onde: primeiro andar do Masp – avenida Paulista, 1578, São Paulo
Horários: Terça a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30); quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$25 (entrada); R$12 (meia-entrada)