Ao contrário da canção, Marina Lima não chega ‘À Francesa’. E para provar, a artista dividiu um momento de intimidade com o Glamurama – Marina e Joyce Pascowitch são amigas de longa data – e gravou uma versão exclusiva da canção “Motim”, que dá nome ao EP recém-lançado, junto com outros projetos que acabam de sair do forno. Em pleno vapor, ela não deixou a pandemia e o isolamento atingirem a sua criatividade. Tanto que aproveitou esse tempo extra na agenda para gravar o projeto audiovisual com quatro canções inéditas que exploram alguns dos pontos fundamentais de sua obra autoral, em um momento em que o mercado musical mudou totalmente: hoje as pessoas não têm mais tempo nem interesse em ouvir oito, nove, dez canções seguidas.
Neste novo trabalho, a cantora mostra a sua relação com o violão na música “Pelos apogeus”, a vertente romântica pop em “Motim”, experiências pela música eletrônica com “Kilimanjaro” e seu interesse pelo mundo contemporâneo em “Nóis”. Produzido por Marina e Alex Fonseca, o EP conta com parcerias com Alvin L e Giovanni Bizzotto, Mano Brown como convidado especial na faixa “Nóis”. Candé Salles e Renato Gonçalves ainda assinam, respectivamente, as fotos e o projeto gráfico do livro e do EP.
Aliás, o livro com partituras e letras das 175 canções que fazem parte de sua história como compositora, intérprete e arranjadora também está disponível ao público e de forma gratuita. O objetivo é celebrar os mais de 40 anos de carreira e os 21 discos – desde o primeiro álbum ‘Simples como fogo’ (1979) até o mais recente ‘Novas Famílias’ (2018) -, além de jogar luz em um assunto importante: valorizar o acesso à cultura e aprendizado da música. “Quando comecei a aprender a tocar violão, ainda garota, comprava todos os songbooks que havia dos Beatles, do Bob Dylan, do Tom Jobim… Eu sempre gostei e sei que esse tipo de material ajuda muito quem quer se desenvolver”, relembra Marina sobre sua formação artística… Tudo o que o aluno quer e precisa é material para aprender. Esses materiais são ouro”. Por aqui, a gente canta um trechinho de ‘Fullgás com um recado: “Tudo você é quem lança/ lança mais e mais…
Ver essa foto no Instagram