A identidade pessoal diluída na multidão: esse é o tema da exposição “140 Caracteres”, que abre a temporada deste ano do Museu de Arte Moderna, nesta terça-feira em São Paulo. O Twitter, que aceita no máximo 140 caracteres por mensagem, é a linguagem condutora da exposição, que é inspirada nas manifestações que sacudiram o país em junho do ano passado.
Foram selecionadas 140 obras da coleção do MAM para tematizar a mobilização política. Na Grande Sala do museu as obras estão organizadas como em uma paisagem urbana, tendo como centro a máscara, instrumento recorrente nas manifestações. Na Sala Paulo Figueiredo há formas anteriores de protesto político no Brasil, na época da Ditadura Militar, que completa 50 anos no período desta exposição.
*“140 Caracteres” é o resultado do primeiro Laboratório de Curadoria realizado pelo setor educativo do MAM. A curadoria é compartilhada pelos 20 alunos do curso, que também dividiram a autoria das legendas comentadas das 140 obras expostas. A entrada é gratuita.
Serviço:
#140caracteres
Quando: de 28 de janeiro até 16 de março de 2014
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Tel: (11) 5085-1300
Entrada gratuita
- Neste artigo:
- arte,
- exposição,
- MAM,
- Manifestações,
- Museu de Arte Moderna,