Publicidade
Mostra “Rio desaparecido” | Reprodução: YouTube

A Cinemateca do MAM Rio de Janeiro apresenta, em parceria com a RioMemórias, a mostra “Rio Desaparecido”. Parte da programação do Congresso Mundial de Arquitetura – UIA 2021, a mostra é composta por três filmes: duas obras contemporâneas e outra feita há 100 anos, que retratam o traçado urbanístico, além de aspectos do cotidiano da cidade.

Entre eles: “O desmonte do monte”, de Sinai Sganzerla, “Crônica da demolição”, de Eduardo Ades, e “Nos souverains au Brèsil”, filme realizado pelo Serviço Cinematográfico do exército belga em 1920 por ocasião da visita ao Brasil do Rei Alberto 1o da Bélgica. Este filme foi digitalizado a partir dos nitratos originais especialmente para a mostra em parceria com a Cinémathèque Royale de Belgique, instituição que conserva os materiais do filme. Além disso, serão exibidos três documentários, um deles inédito, e haverá debates com historiadores, arquitetos e cineastas de renome sobre as transformações urbanas ocorridas no Rio.

Os filmes estarão disponíveis para serem vistos entre os dias 15 e 20 de julho na plataforma Vimeo do MAM e os debates serão realizados nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, com transmissão simultânea no YouTube do MAM Rio e Rio Memórias.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter