Publicidade
Maitê Proença
Foto: Juliana Rezende

 “Mais do que ser uma mulher vítima ou privilegiada, jovem ou velha, branca, hétero, atriz ou viajante, meu dharma é acender a pequena lanterna que recebi e mostrar o que eu vejo”. A frase está no monólogo “O Pior de Mim”, escrito e encenado por Maitê Proença. O espetáculo é carregado de traços autobiográficos, mas é neste trecho específico que a atriz revela muito de quem é hoje, aos 64 anos.

Maitê nem sempre vê o que os outros estão vendo. E num tempo tão polarizado quanto o atual, no qual uma opinião define de que lado se está, a atriz é fiel ao que sua lanterna mostra, sem medo de ser exaltada ou cancelada.

Assim é, por exemplo, quando fala sobre o namoro com a cantora Adriana Calcanhotto.

“Queria que a Adriana fosse homem. Mas ela é uma mulher, gosto dela e aceito isso. Sei que feministas e LGBTs não vão gostar do que acabei de dizer. Mas, honestamente, é assim, entendeu?”

A atriz prossegue. “Mas, honestamente, é assim, entendeu? Posso experimentar algo diferente para estar com ela.”

Outro momento em que Maitê não fez questão do aplauso da maioria envolveu a colega Regina Duarte. Ao declarar apoio ao atual governo, em 2020, Regina foi atacada pela classe artística, incrédula ao ver a atriz em trincheiras bolsonaristas. “Fui muito criticada por defender a Regina naquela ocasião. Continuo sem entendê-la, porque esse governo se mostrou tão equivocado, tão contrário à nossa classe… Mas não vou patrulhar uma colega que convivi por 30 anos e sei que não é uma pessoa perversa”, explica. “Achei horrível fazerem isso, sabe? O pensamento da Regina sempre foi diferente do meu, mas ela está intitulada a pensar o que bem entender.”

“Fui muito criticada por defender a Regina Duarte. Continuo sem entendê-la, porque esse governo se mostrou tão equivocado… Mas não vou patrulhar uma colega que convivi por 30 anos e sei que não é uma pessoa perversa. Achei horrível fazerem isso” 

Na política Maitê defende também que só o diálogo será capaz de derrubar o “muro invisível” que dividiu no Brasil e tornou as pessoas “raivosas”. Há quem possa confundir o tom apaziguador da atriz com isenção ou que talvez esteja em cima do tal muro invisível. Mas ela não é mulher de deixar fios soltos. “Esse homem que foi colocado na cabeça do país gosta de discórdia, de criar problemas. A gente vê que é desse jeito que ele trabalha”, aponta. “Com raiva, a gente vai alimentar a raiva. E a gente sabe de onde veio essa raiva, né? Eles gostam de armas, eles gostam da animosidade.”

Maitê Proença
Foto: Juliana Rezende

O melhor de Maitê

Os anos pandêmicos foram duros, mas não pararam a atriz. Uma de suas lutas é contra a TV Globo e acontece em ringue judicial. Maitê cobra que a emissora reconheça seus direitos trabalhistas após demiti-la, em 2016. “Qualquer empresa tem o direito de mandar embora quem quiser. Mas precisa pagar os devidos valores”, defende. “No meu caso, são 37 anos sendo empregada ali, praticamente inaugurei a TV Globo junto com os precursores.”

Inquieta, Maitê foi em busca de novas plataformas e se reinventou. Criou o Canal da Maitê no YouTube, em 2019, onde fala sobre autocuidado e compartilha suas vivências com mais de 300 mil inscritos. A experiência foi base para um projeto corajoso: no período de isolamento social escreveu e protagonizou on-line, na sala de sua casa, a peça “O Pior de Mim”. Em agosto, o espetáculo deve ganhar nova temporada paulistana – presencial.

A entrevista completa com Maitê Proença você lê na nova edição da revista J.P, que já está nas bancas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter