A receita deste domingo não só é de encher os olhos – e a boca. Ela é saudável! O chef Renato Caleffi aprendeu muito em São Francisco, berço da culinária orgânica, e trouxe tudo o que sabe para o Le Manjue Bistrô, um restaurante orgânico e delicioso na Vila Nova Conceição. Aqui ele ensina como fazer a Jambalaya de Cordeiro. Siga os passos.
* Para o cozimento do cordeiro, use 300 gramas do pernil, salsa, manjericão, meia cebola picada, uma xícara de vinho tinto, uma xícara de água, uma colher de café de cacau em pó e pimenta da Jamaica, noz-moscada ralada, pimenta-do-reino branca moída e sal a gosto. O ideal é marinar desde a véspera e guardar o molho. Sele a carne em fogo alto, adicione o caldo e cozinhe em fogo baixo por algumas horas ou em panela de pressão, por 40 minutos. Tire a carne, desfie e deixe o caldo reduzir. Coe e reserve.
* Para fazer duas porções da Jambalaya, você vai precisar de 2 xícaras de arroz – integral ou polido – cozido, 10 tomatinhos cereja cortados ao meio, 6 tomates confitados – veja a receita -, 2 xícaras de café de caldo do cozimento do cordeiro, 2 colheres de sopa de ervilha, 2 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de azeite com hortelã e 2 colheres de sobremesa de pinoli tostados.
* Em uma panela coloque o arroz, a carne, o líquido do cozimento e deixe ferver até o arroz ficar úmido e a carne quente. Adicione as ervilhas, o azeite de hortelã e a salsa picada. Corrija o sal e coloque mais caldo, se preferir. Salpique com pinoli e sirva.
- Neste artigo:
- gastronomia,
- le manjue bistro,
- livro de receitas,