Em “Talvez você deva conversar com alguém”, o leitor vai acompanhar os relatos da psicóloga Lori Gottlieb, que descreve a vivência profissional com seus pacientes e a jornada dessas pessoas na terapia. No entanto, a experiência para quem lê se torna ainda mais íntima e interessante quando a autora do best-seller do ‘New York Times’ mostra o que acontece quando o jogo se inverte e ela vira a paciente. O objetivo de Lori ao procurar um psicólogo é resolver problemas de sua vida pessoal, entre eles o término do namoro repentino. Desta forma, ela revela que até mesmo os psicólogos precisam de terapia, já que o autoconhecimento é benéfico para todos.
A escritora também conta como sua carreira é marcada por idas e vindas e as diversas mudanças antes de alcançar a estabilidade, e ganha a atenção dos leitores ao demonstrar que é “gente como a gente”. Além da história de Lori com seu próprio terapeuta, a obra narra o processo de quatro de seus pacientes, que apresentam problemas como insônia, tentativa de suicídio, alcoolismo, diagnóstico de câncer e o rompimento de uma relação, e como é possível mudar o rumo de nossas vidas diante de situações difíceis.
Além de sua prática clínica, Lori Gottlieb escreve a coluna semanal de conselhos “Caro terapeuta”, da revista estadunidense ‘The Atlantic’, e contribui regularmente com o “New York Times”. Especialista requisitada com frequência por mídias como “The Today Show”, “Good Morning America” e “CNN” , ela escreveu inúmeros artigos relacionados com a psicologia, muitos dos quais viralizaram na internet.
- Neste artigo:
- dica da semana,
- literatura,
- Livro da semana,
- Livros,
- Lori Gottlieb,