No próximo dia 9, Lissa Carmona inaugura na Itália, mais precisamente em Milão, a primeira loja ETEL internacional. A partir de agora, o endereço – que é a principal loja de design brasileiro no mundo – leva para a Itália peças desenhadas por nomes como Lina Bo Badi, Oscar Niemayer, Jayme Fonseca Rodrigues, Lasar Segall, Oswaldo Bratke, Paolo Uccello e Giuseppe Scapinelli. Para marcar esse momento, ela convidou o fotógrafo de arquitetura e design Ruy Teixeira criar o livro “Caderno de Arte, Arquitetura e Design”, que será lançado no mesmo dia da inauguração da loja.
Criado no formato de caderno, com anotações e imagens afetivas dos autores, a publicação oferece um olhar sobre a São Paulo contemporânea pelo viés do design, da arte e da arquitetura, em seu acúmulo de referências e histórias presentes na cidade. As fotografias de Ruy Teixeira, clicadas em sete ensaios que apontam em sentidos diversos mas complementares, têm como cenário ícones da arquitetura moderna paulistana, como galerias, a fábrica da ETEL e a maior xiloteca da América Latina, que fica no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Na narrativa de Lissa Carmona, uma improvável mistura de madeiras, processos, móveis e obras de arte se desvenda para o leitor em comentários e curiosidades. O resultado é um passeio saboroso e impregnado de subjetividade que propõe rever São Paulo a partir de uma teia inédita de conexões.
- Neste artigo:
- arquitetura e design,
- Caderno de arte,
- Etel,
- Lissa Carmona,
- livro,
- milao,
- móveis,
- Ruy Teixeira,