Publicidade
1984: George Owell / Crédito: Divulgação

Publicado pela primeira vez em 1949, ‘1984’ é uma das principais obras de George Orwell e, neste mês, ganha uma nova edição. O romance distópico ganhou fama de pontuar e prever cenários nos quais a sociedade ocidental moderna parece condenada a viver de tempos em tempos: uma espécie de looping originado, por vezes, pelo fato de não aprendermos com os erros do passado.

O livro conta a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania, que substitui indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, pela revolta. Como cenário, Orwell constrói uma sociedade em que toda a liberdade individual e civil é cerceada pelo Estado, que tudo ouve e tudo vê. Todo cidadão é permanentemente vigiado por telas. “1984”, segundo o próprio George Orwell, serve de alerta para as gerações. Muito do que o autor mostra no romance foi inspirado na realidade mundial em 1948, época em que escreveu o livro

Com a tradução para o português brasileiro feita por Ronaldo Bressane, a nova edição tem projeto editorial e gráfico caprichados e será lançada este mês. Para celebrar a novidade, a editora Tordesilhas organiza um ciclo de três eventos para debater aspectos diversos da vida e da obra de Orwell. No dia 28, Richard Bradford conversa com a escritora, jornalista e mestre em estudos de ficção científica Cláudia Fusco sobre a importância de Orwell como pressagiador dos novos tempos.

Já no dia 3 de março, Rita von Hunty conversa com a escritora e pesquisadora Ana Rüsche sobre autoritarismo e vigilância na obra do autor; e no dia 6, o tradutor Rogerio Galindo conversa com Ronaldo Bressane (Tordesilhas Livros), Bruno Mattos (Buzz), Antonio Xerxenesky (Antofágica), Luisa Geisler (Novo Século) e Aline Storto (Aleph), todos tradutores de ‘1984’, sobre os desafios de se traduzir um clássico. Todos os eventos serão transmitidos online no Youtube da Tordesilhas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter