Quase que imediatamente depois do polêmico post de Donald Trump no Twitter na última quarta-feira, no qual ele anuncia que não vai permitir que transgêneros prestem nenhum tipo de serviço militar nos Estados Unidos, o perfil oficial das Forças Armadas do Canadá no microblog informou que os cidadãos canadenses “de todas as orientações sexuais e identidades de sexo são bem vindos” em seus quadros.
Mais do que uma indireta ao homem mais poderoso do mundo, o aviso reflete um sentimento que ganha força a cada dia: visto em outras épocas apenas como um vizinho sem graça dos americanos, o Canadá agora é a nova âncora de modernidade na América do Norte, com sua pujança econômica e estabilidade política de causar inveja nos compatriotas de Trump.
Pensa que é só isso que eles têm de bom? Então dá uma olhada aí embaixo na lista que a gente preparou com 5 motivos que fazem do Canadá o novo “It place” para viver a liberdade plena.
O governo tem uma linha direta com o povo
Quem mora no Canadá e precisa falar com o governo do país, basta discar 1-800-0-Canada (ou 1-800-622-6232, para os leigos). As chances de que o primeiro-ministro Justin Trudeau atenda a ligação são mínimas, mas quem já usou o serviço para alguma coisa garante que tudo funciona perfeitamente. Democracia é isso.
O primeiro-ministro Justin Trudeau
Por falar nele, alguém aí lembra de um outro chefe de governo tão cool quanto Trudeau? Emmanuel Macron é o primeiro que vem à cabeça, e não por acaso os dois são BFFs. Mas o canadense leva vantagens em vários pontos nos quais quebrou estereótipos, como o apoio irrestrito aos membros da comunidade LGBT, a defesa da liberação do consumo recreacional de maconha e até as poses de ioga ousadas que exibe de vez em quando e sua capacidade de tornar um assunto tão sério quanto física quântica em algo sexy. A pinta de galã dele também conta uns pontos.
Liberdade até na hora de se pesar
Quem frequenta a região da Hudson Bay, em Toronto, não sofre com a ditadura da balança. Por lá é possível se pesar sem culpa porque o ponteiro vai sempre indicar alguns quilos a menos do que o normal. É que o local é o ponto da Terra onde a gravidade é menos sentida, o que também pode retardar o processo de envelhecimento, ainda que timidamente. Mas já tá valendo!
Casamento igualitário foi legalizado há anos
O casamento igualitário é uma realidade no Canadá desde quando o tema ainda era visto como tabu: o país legalizou as uniões entre pessoas do mesmo sexo em 2005, se tornando o terceiro em todo o mundo a fazer isso depois da Bélgica (2003) e da Holanda (2000). Em um livro de memórias que lançou em 2014, Trudeau até tratou do assunto como um de seus “princípios fundamentais”.
Os canadenses são educados – literalmente!
Uma pesquisa feita há alguns anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou o Canadá como o país com o maior número de pessoas com diplomas de faculdade em todo o mundo – nada menos que 51% das pessoas que moram lá concluíram o terceiro grau, o que segundo a entidade explica muito porque o país é tão prafrentex. (Por Anderson Antunes)