Publicidade
88930219
88930219
88930219
Karl Lagerfeld fala pela primeira vez sobre o novo formato “in-season” da indústria da moda || Créditos: Getty Images

Karl Lagerfeld falou pela primeira sobre a nova tendência na indústria da moda, o fim do intervalo de seis meses entre os desfiles e a data da chegada da coleção às lojas, formato conhecido por “see-now, buy-now”. Como esperado, o Kaiser tem opiniões fortes e polêmicas sobre o assunto.

“É uma bagunça”, ele disse no backstage do desfile da Fendi, que aconteceu nessa quinta-feira, em Milão, em entrevista ao jornal “Financial Times”. “A verdade é que você tem que dar às pessoas o tempo para que façam suas escolhas, que encomendem as roupas ou bolsas e que sejam produzidas lindamente para que então os editores possam fotografá-las. Se não, este é o fim de tudo.”

Ele não é o único que está recusando o novo modelo “in-season”, da semana de moda, adotado nesta temporada por grandes marcas, como a Burberry. Maisons francesas, incluindo Dior, Chanel, Chloé, Isabel Marant, Balenciaga e Lanvin também já optaram por não adotar o novo sistema. Segundo Francois-Henri Pinault, CEO da holding francesa Kering, controladora de marcas como Gucci e Alexander McQueen, o imediatismo do novo formato “nega o sonho do luxo”.

“Desta forma é o caos”, continuou Lagerfeld. “Marcas que têm 300 pontos de venda como a Fendi podem fazer isso, mas então você tem que fazer tudo seis meses antes, mostrar isto aos editores e alguém terá visto de qualquer forma. Isto é impossível. E, quem não tem lojas de varejo, bem, elas não têm o que fazer”, disse ele.

Por fim, o estilista revelou uma de suas vontades para o futuro das marcas das quais assina a direção criativa: “O mundo está mudando – nem sempre para melhor – temos de seguir as mudanças e a internet, mas há uma maneira de fazê-lo, sabia? Não se trata apenas de falar besteira”, disse ele. A Chanel faz seis coleções por ano, mas apenas uma – a cápsula – não é mostrada para a imprensa antes do desfile. Karl Lagerfeld ainda declarou que pretende fazer alguma mudança, talvez uma coleção especial apenas para a internet, de 15 itens. Vamos ficar de olho!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter